Mercado Físico da Vaca – 28/05/10
28 de maio de 2010
Mercados Futuros – 31/05/10
1 de junho de 2010

Japão chega a 200º caso de aftosa

O surto sem precedentes de febre aftosa no Japão chegou a seu 200º caso nessa semana (em 24 de maio), todos confinados na Província de Miyazaki (localizada na região de Kyushu, sul do Japão).

O surto sem precedentes de febre aftosa no Japão chegou a seu 200º caso nessa semana (em 24 de maio), todos confinados na Província de Miyazaki (localizada na região de Kyushu, sul do Japão).

À medida que veterinários e funcionários locais trabalham para conter a doença, a indústria de carne bovina do Japão está monitorando de perto os destinos dos 49 touros Wagyu bem valorizados que o Ministério da Agricultura japonês tem aconselhado a Província de Miyazaki a abater.

Miyazaki é conhecida por seus touros Wagyu de qualidade premium, distribuindo sêmen cuidadosamente processado, touros de alta performance para outras regiões produtoras de gado no Japão. O Governo concluiu que os touros precisam ser abatidos, após a descoberta de febre aftosa no centro de melhoramento pecuário onde estavam os animais.

Enquanto isso, não tem sido percebido um impacto no consumo de carne bovina ou na oferta no mercado japonês por causa do surto de aftosa. O período do final de maio até o final de junho é tradicionalmente de menor consumo. Isso tem sido acentuado nesse ano por causa dos menores gastos dos consumidores derivados da crise econômica. Apesar disso, o comércio vem monitorando as tendências de consumo, com alguns antecipando um potencial impacto nas atitudes dos consumidores se a doença continuar se disseminando.

A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. NOBUO TANIGUT disse:

    É muito importante que esta notícia seja repassada, de forma exaustiva, na mídia agropecuária para que a cadeia da carne brasileira, do produtor ao consumidor brasileiro, entenda porque a vacinação contra a febre aftosa deve ser bem executada no País. A doença é causada por VÍRUS, que não respeita limites territoriais e nem programas sanitários mal executados: vacinações “COM CARÔÇO”, aplicações de medicamentos (veja o embargo das exportações para os EEUU). Todos os dias novas noticias “contrangedoras” da cadeia mercadológica da carne bovina. Precisamos agir corretamente em todos os níveis (setor público e privado) para que sejamos o MAIOR criador de bovinos comercial do mundo mas também sejamos o MELHOR criatório de bovinos do mundo!!! O Japão é um país LIVRE DA FEBRE AFTOSA SEM VACINAÇÃO e está com 200 casos da doença!!! Vamos ver de onde veio o VIRUS!!!

plugins premium WordPress