Atacado – 13-02-2013
13 de fevereiro de 2013
EUA: pecuária teve redução da pegada de carbono de 2005 a 2011, diz estudo
14 de fevereiro de 2013

Japão abre importação de carne bovina da UE

Ao mesmo tempo, a UE concordou em recomeçar o processo de autorização das importações de carne bovina japonesa ao mercado do bloco. Esse processo foi parado em 2010 devido às ocorrências de febre aftosa no Japão, mas o país desde então conseguiu erradicar a doença e agora tem status de livre de aftosa junto à OIE.

O Japão abriu seu mercado às importações de carne bovina e produtos derivados da União Europeia (UE) pela primeira vez em 12 anos. O país começou a aceitar importações de carne bovina de animais de 30 meses de idade ou menos da França e da Holanda em 1o de fevereiro de 2012 e está atualmente considerando abrir o mercado para outros países do bloco europeu.

Comentando essa medida na quarta-feira (dia 6), o comissário de comércio da UE, Karel De Gucht, o comissário de saúde e políticas do consumidor, Tonio Borg, e o comissário de desenvolvimento agrícola e rural, Dacina Ciolos, disseram: “A decisão do Japão envia um sinal encorajador para outros países membros buscarem exportar carne bovina ao Japão”.

Os comissários disseram também que a abertura do mercado japonês poderá enviar um “importante sinal” aos parceiros comerciais da UE na Ásia e no mundo todo de que a carne bovina da UE é segura e “as importações de carne bovina da UE devem ser retomadas rapidamente”.

Ao mesmo tempo, a UE concordou em recomeçar o processo de autorização das importações de carne bovina japonesa ao mercado do bloco. Esse processo foi parado em 2010 devido às ocorrências de febre aftosa no Japão, mas o país desde então conseguiu erradicar a doença e agora tem status de livre de aftosa junto à OIE.

O Comitê Permanente da Cadeia de Alimentos e de Saúde Animal da UE (SCoFCAH) endossou uma proposta para adicionar o Japão à lista dos países de fora da UE autorizados a enviar carne bovina ao mercado do bloco europeu e aprovou um programa japonês de monitoramento do gado e da carne bovina para substâncias e resíduos. Essas medidas autorizarão importações de carne bovina japonesa e de produtos de carne bovina pela UE uma vez que forem publicadas no Diário Oficial da UE, o que deverá ocorrer na primavera de 2013.

Os acordos precedem as negociações de um acordo de livre comércio entre UE e Japão. O Conselho da UE deu à Comissão Europeia a aprovação para começar as negociações com o Japão em novembro, com a ordem de que os negociadores terminem após um ano se o Japão não cumprir com os compromissos na remoção das barreiras não tarifárias.

O Japão é atualmente o segundo maior parceiro comercial da UE na Ásia, depois da China. Em 2011, as exportações totais da UE ao Japão alcançaram 49 bilhões de euros (US$ 66,38 bilhões), com a agricultura sendo um dos principais setores de exportação. Um acordo de livre comércio entre Japão e UE poderia aumentar as exportações totais da UE ao Japão em 32,7%, enquanto as exportações japonesas à UE poderiam aumentar em 23,5%.

Oficiais da UE disseram que o Japão ofereceria oportunidades consideráveis para as exportações de carne bovina da UE, porque cerca de metade do consumo total de carne bovina do país é suprido com carne importada.

Em 08/01/13 – 0,73800 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

A reportagem é do Globalmeatnews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

 

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress