Principais indicadores do mercado do boi –13-06-2017
13 de junho de 2017
Minerva reabre frigorífico em MT para ganhar terreno em meio à crise da JBS
13 de junho de 2017

Irritada com governo, Europa ameaça exportações brasileiras

Uma auditoria da União Europeia (UE) descobriu mais de cem casos de contaminação da carne brasileira, e Bruxelas ameaça impor novas restrições aos produtos nacionais. O resultado da auditoria foi apresentado na segunda-feira, 12, para os ministros de Agricultura da Europa que, numa reunião em Luxemburgo, deixaram claro que estão preocupados com a situação sanitária das exportações brasileiras.

O levantamento, realizado em maio em fazendas e frigoríficos brasileiros, concluiu que o controle é “insatisfatório” e que, mesmo depois da Operação Carne Fraca, o governo não implementou o que havia prometido.

Nesta segunda-feira, a Comissão Europeia enviou uma carta ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, deixando claro sua preocupação depois da realização da auditoria. A missão foi enviada depois da eclosão da Operação Carne Fraca, em março, e que revelou corrupção no controle sanitário no Brasil.

“Como o resultado da auditoria não foi considerado como satisfatório, a Comissão indicou que novas ações eram necessárias por parte das autoridades brasileiras”, indicou a UE.

Na carta a Maggi, os europeus insistem que o governo não tomou as medidas que havia prometido, ainda em março. Num tom direto e duro, os europeus alertam que a “credibilidade” dos controles no País foi colocada em dúvida e que, mesmo depois do escândalo, as ações não foram implementadas.

Diante da situação, a Europa quer agora que o Brasil interrompa toda a exportação de carne de cavalo para o mercado europeu. Bruxelas também exige que nenhuma nova empresa seja solicitada a entrar na lista de exportadores de frango ou carne bovina. Daquelas empresas que ainda têm o direito de vender, a Europa vai exigir testes microbiais em 100% das exportações. Todos os contêineres terão de ser acompanhados por certificados de saúde antes mesmo de deixar o Brasil.

Durante a reunião, delegações expressaram suas preocupações sobre a fraude. Alguns, porém, pediram uma atitude ainda mais dura por parte da Comissão em relação às autoridades brasileiras. Em resposta aos países, a Comissão indicou que vai “monitorar de perto a situação”. Num relato publicado sobre o encontro, Bruxelas também indicou que “se o Brasil fracassar em cumprir os pedidos da Europa, ações mais decisivas poderiam ser consideradas”.

Durante a auditoria, realizada no começo de maio, mais de cem casos de salmonella e E. Coli foram registrados nas carnes brasileiras.

Fonte: Estadão, adaptada pela Equipe BeefPoint.

4 Comments

  1. Fabio Almeida Lyra disse:

    É muito triste e preocupante.

  2. João luiz Esteves disse:

    Infelizmente nesse nosso País…nada é levado a sério como deveria ser .. Devido os cargos serem nomeados grande parte por padrinhos políticos ..!!

  3. Louis Pascal de Geer disse:

    Está na hora de reinventar a parte final da cadeia da pecuária e recolocar as rédeas para a segurança da saúde alimentar nas mãos do SIF em todos os estabelecimentos envolvidos no manuseio e processamento de carnes. Também é necessária a inclusão das universidades no treinamento e desenvolvimento de inspetores e inventores para que o Brasil poderá de fato retomar uma posição de liderança mundial na produção e processamento de produtos da pecuária.

  4. GUSTAVO SILVEIRA MENEZES disse:

    BOM DIA SENHORES….A CRITICA DELES TEM FUNDAMENTO O SISTEMA PRECÁRIO ….COM MUITOS INTERMEDIARIO ..O SIF TEM SER AUTONOMO , MUITA POLITICA NO SISTEMA DE DEFESA FOI RETRATADO NA CARNE FRACA….FAVORECENDO O GRUPO J & F, ISSO IMPLANTADA NO GOVERNO LULA AMIGO DOS BATISTA …AGORA A BOMBA ESTOURA COM TEMER. UAI SE NUM COLORAM O PREÇO DO BOI COMO BASE NA BMF – BOI JBS , E AGORA HEIM, CABARAM COM A IMAGEM DO BRASIL NO MERCADO DA CARNE MUNDIAL . ..COMEÇADA POR PRATINI DE MORAES…AGORA ESSE BATISTA COMPRAVA O GOVERNO PRA SE DAR BEM….ABRAÇA ELE AGORA. QUEM NUM SABIA QUE IA DA B.O. AMIGO DE LULA

plugins premium WordPress