Confinamento x pasto irrigado
25 de julho de 2005
Missão dos EUA reúne-se hoje em SP
27 de julho de 2005

Irrigação aumenta a produtividade, mas não elimina estacionalidade de produção em cultivares de Panicum

A amplitude de resposta das gramíneas tropicais à irrigação sob condições de decréscimo do fotoperíodo e da temperatura não é bem conhecida, dificultando a tomada de decisões técnicas.

Souza et al. (2005) avaliaram a resposta de cinco cultivares de Panicum maximum (capim-mombaça, capim-tanânia, capim-guiné, capim-colonião e capim-centauro) à irrigação e à adubação nitrogenada (50, 75 e 100 kgN/ha.corte) durante o período de um ano. Os autores observaram que a irrigação aumentou a produção de todos os capins avaliados.

As melhores respostas à irrigação foram obtidas com o capim-mombaça (aumento de 14,3tMS/ha; Tabela 1). Este cultivar foi o mais produtivo nas áreas irrigadas e o menos produtivos nas áreas de sequeiro (Tabela 1). Quando irrigado, o capim-mombaça se destacou dos demais apenas no período chuvoso (Tabela 2). Durante o período seco não houve interação entre os capins e a irrigação; a irrigação aumentou a produção de todos os capins avaliados e o capim-mombaça foi menos produtivo que o capim-tanzânia (Tabela 3).

Tabela 1. Massa de forragem de cultivares de Panicum maximum com e sem irrigação e recebendo diferentes doses de nitrogênio ao longo de um ano.


Obs: Médias seguidas de letras diferentes, minúsculas na linha e maiúsculas nas colunas, diferem pelo Teste de Tukey (P<0,05). Tabela 2. Massa de forragem de cultivares de Panicum maximum com e sem irrigação no período chuvoso (outubro/00 a março/01).


Obs: Médias seguidas de letras diferentes, minúsculas na linha e maiúsculas nas colunas, diferem pelo Teste de Tukey (P<0,05). Tabela 3. Massa de forragem de cultivares de Panicum maximum com e sem irrigação no seco (abril/01 a setembro/01).


Obs: Médias seguidas de letras diferentes, minúsculas na linha e maiúsculas nas colunas, diferem pelo Teste de Tukey (P<0,05). Comentários dos autores: Caracterizar a resposta das gramíneas tropicais às condições ambientais é essencial para o planejamento das propriedades. O experimento conduzido por Souza et al. (2005) mostra que os cultivares de Panicum maximum respondem à irrigação, sendo os melhores resultados obtidas com o capim-mombaça (aumento de 14,3 kgMS/ha). É importante observar, no entanto, que este capim se destacou dos demais apenas durante o período chuvoso. Desta forma, a irrigação do capim-mombaça é interessante do ponto de vista de aumento de produtividade da área, mas não reduz de forma expressiva a estacionalidade de produção. A irrigação, neste experimento, não foi suficiente para eliminar o efeito de estacionalidade de produção de nenhum dos capins (a produção na “entressafra” variou de 22 a 26% do total).

Literatura citada

SOUZA, E.M.de; ISEPON, O.J.; ALVES, J.B.; BASTOS, J.F.P.; LIMA, R.C. Efeitos da irrigação e adubação nitrogenada sobre a massa de forragem de cultivares de Panicum maximum Jacq. Revista Brasileira de Zootecnia, v.34, p.1146-1155, 2005.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress