3o Leilão 3-B Embriões fatura quase R$ 1 milhão
28 de junho de 2004
São Paulo vacina 99,4% do rebanho contra a aftosa
30 de junho de 2004

Irlandeses querem banir carne brasileira da UE

O presidente da Associação Irlandesa de Criadores de Gado, Robin Smith, solicitou ao comissário europeu responsável pela saúde e proteção ao consumidor, David Byrne, um banimento temporário às importações de carne bovina do Brasil dentro do bloco europeu. Segundo o jornal irlandês Irish Independent, o pedido é uma resposta ao surgimento na semana passada de um caso de febre aftosa no Brasil, o primeiro caso no País em quase três anos.

O diário observou ainda que a Argentina e Rússia proibiram as importações da carne brasileira nos últimos dias por causa da doença. Segundo Smith, o departamento de Alimentação e Veterinária da União Européia já havia declarado que o sistema para monitorar o movimento de animais no Brasil não pode ser considerado completamente confiável.

O presidente do Fórum Nacional de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária, Antenor Nogueira, não acredita que a União Européia (UE) suspenda as importações de carne do Brasil, como pediu uma associação irlandesa de criadores de gado, por causa do foco de aftosa.

Nogueira observou que a UE tem déficit estimado em 315 mil toneladas de carne este ano. “Sem o Brasil, eles não teriam de quem comprar”. A UE é responsável por 45% a 47% das exportações brasileiras de carne bovina. As vendas totais renderam US$ 4,1 bilhões ao País em 2003. Para ele, “os irlandeses estão com medo da concorrência”.

Fonte: O Estado de São Paulo (por João Caminoto e Fabíola Salvador), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress