Categories: Giro do Boi

Inverno ‘brutal’ nos Estados Unidos prejudica produtor e agroindústria

As condições climáticas brutais deste inverno americano continuam a assolar o agronegócio do país, onde empresas e agricultores enfrentam neve, gelo e temperaturas baixíssimas que interrompem o processamento, atrapalham o transporte e provocam a morte de gado no Meio-Oeste e no sul.

O frio intenso vem provocando problemas do Kansas ao Alabama, segundo autoridades estaduais e representantes do setor. Apagões de energia obrigaram frigoríficos a fechar temporariamente, enquanto rios congelados impedem a navegação de barcaças e criadores têm que se esforçar para salvar bezerros nascidos em campos congelados.

Calcula-se que as interrupções no processamento e no transporte e as mortes de animais custarão milhões de dólares ao setor. “A Mãe Natureza é realmente uma parceira de negócios complicada, e tem sido bastante implacável nos últimos dias” afirmou Blayne Arthur, comissária agrícola do Estado de Oklahoma.

A tempestade e suas repercussões afetaram redes elétricas, provocando blecautes sucessivos e o direcionamento dos estoques de gás natural para as residências. E as limitações no suprimento de gás levaram a Cargill, uma das maiores processadoras de carne dos EUA, a suspender as atividades em três frigoríficos no Texas na quinta-feira, segundo um porta-voz da empresa. As dificuldades de transporte também desaceleraram o ritmo das operações com rações e grãos em outros Estados.

A Tyson Foods maior indústria de carne bovina dos EUA, fechou temporariamente ou reduziu as operações em algumas instalações no Arkansas por preocupação com a segurança dos funcionários e pelas limitações de energia, de acordo com um porta-voz. A Pilgrim’s Pride, outra grande processadora de frango, controlada pela JBS, suspendeu parte das operações, e a gigante de carne suína Smithfield Foods. informou instalações no Meio-Oeste foram afetadas por interrupções no fornecimento de eletricidade e água.

Produtoras de grãos também têm sentido o impacto. A falta de gás natural levou a ADM a restringir a produção em algumas unidades, segundo uma porta-voz. O acúmulo de gelo nos rios forçou algumas operadoras de barcaças de transporte de grãos a suspender as operações, disse o Waterways Council, entidades da área de transporte fluvial.

Diante da previsão de mais uma tempestade de neve, que afetaria desde o Oklahoma até a região do Médio Atlântico, autoridades agrícolas dizem que os efeitos do inverno rigoroso prolongado poderão continuar a ser sentidos por meses.

Mike Beam, secretário do Departamento de Agricultura do Kansas, disse que a onda de frio deixará os pecuaristas e frigoríficos do Estado, um grande produtor de carne, com um gado bem mais magro, uma vez que os animais gastam mais calorias para manter o calor. Em Oklahoma, Arthur disse que estimativas apontam que cerca de 15% nos bezerros recém nascidos poderiam morrer.

Clay Burtrum, que cria gado perto de Stillwater, Oklahoma, tem passado os últimos dias percorrendo suas pastagens à procura de vacas dando à luz. Na tarde da última segunda-feira, ele disse ter colocado um bezerro recém-nascido todo molhado no banco do passageiro de sua picape, com o aquecimento no máximo, para secá-lo e devolvê-lo à mãe.

A neve e o frio também deverão causar perdas em plantações que normalmente se dão bem nos invernos moderados do sul. No Texas, campos de couve e repolho podem ter se perdido totalmente e pomares cítricos foram afetados, segundo o presidente do Departamento Agrícola do Estado, Russell Boening.

Autoridades agrícolas da Louisiana e do Alabama mostravam temor com os danos do frio aos campos de morango e com a perda de forragem para o gado, e as baixas temperaturas também ameaçam a produção de lagostins. No Arkansas, a cadeia do frango é uma das mais afetadas.

Fonte: Valor Econômico.

This post was published on 22 de fevereiro de 2021

Share
Published by
Equipe BeefPoint
Tags: eua

Recent Posts

INAC promove carne uruguaia em restaurantes da China

O Instituto Nacional de Carnes (INAC) vem desenvolvendo campanhas na China com restaurantes e empresas… Read More

8 de março de 2021

Número de mulheres dirigindo propriedades rurais no Brasil alcançou quase 1 milhão, segundo dados do Mapa, Embrapa e IBGE

O número de mulheres dirigindo propriedades rurais no Brasil alcançou quase 1 milhão. A partir… Read More

8 de março de 2021

Exportações de carne bovina recuaram em fevereiro

As exportações brasileiras de carne bovina (in natura e processada) alcançaram 124,5 mil toneladas e… Read More

8 de março de 2021

Vai um bife por US$ 1mil? É de laboratório

“Garçom, um filab mal passado, por favor”. Um bife de laboratório, cultivado a partir de… Read More

8 de março de 2021

Novas regras para manejo de pastagens no Pantanal em MT

Depois que incêndios consumirem 30% dos 6 milhões de hectares do Pantanal que ficam em… Read More

8 de março de 2021

Fazenda Futuro terá Alexandre Ruberti, ex-Red Bull, no comando da operação nos EUA

A brasileira Fazenda Futuro, startup de proteínas vegetais do empresário Marcos Leta, está expandindo as… Read More

8 de março de 2021