Atacado – 01/11/11
1 de novembro de 2011
BeefPoint TV: principais notícias do mercado pecuário 01-nov-2011
1 de novembro de 2011

Intensifique o uso das pastagens para atingir maior produtividade

A pecuária de corte nacional é baseada principalmente na produção a pasto e por isso uma das formas para aumentar sua produtividade é intensificar o uso da pastagens. É isso que será apresentado pela equipe de consultores da Boviplan no curso online Intensificando o Uso das Pastagens: da formação ao manejo.

A pecuária de corte nacional é baseada principalmente na produção a pasto e por isso uma das formas para aumentar sua produtividade é intensificar o uso da pastagens. É isso que será apresentado pela equipe de consultores da Boviplan no curso online Intensificando o Uso das Pastagens: da formação ao manejo.

O curso abordará conhecimentos que tratam da formação de pastagens, dos cuidados com pragas e plantas invasoras e do manejo para alta lotação. Neste Curso Online você irá aprender os conceitos de adubação eficaz, métodos de controle de pragas e plantas invasoras, viabilidade da integração lavoura/pecuária para formação de pastagem e receber sugestões sobre intalações e número de piquetes em sistema rotacionado.

Para facilitar o aprendizado, o curso será dividido em 6 módulos semanais, confira abaixo a programação completa:

Módulo 1. Implantação das pastagens
 intensificando a produção
 diferença de custo entre sistemas
 diferentes formas de formação de pastagens
 formação de pastagens por meio da integração lavoura-pecuária
 custos de implantação

Módulo 2. Adubação de pastagens
 correção de solo sob uso intensivo
 definição dos diferentes tipos de fertilização
 níveis de correção e adubação para manejo intensivo de pastagens
 custos de fertilização

Módulo 3. Tipos de manejo de pastagens
 diferentes manejos de pastagens de uso intensivo
 dinâmica de rebrota sob manejo intensivo
 sugestões de número de piquetes e dias de pastejo/descanso
 custos das adubações

Módulo 4. Controle de plantas invasoras
 principais plantas invasoras
 danos causados pelas invasoras
 métodos de controle
 implementos no controle de plantas invasoras
 metodologia de controle químico
 custos de controle

Módulo 5. Controle de pragas
 principais pragas
 danos causados pelas pragas de pastagens
 métodos de controle
 custos de controle

Módulo 6. Instalações e cuidados no manejo para pastagens intensivas
 cercas elétricas, área de lazer, porteiras/colchetes, corredores e currais
 bebedores, rodas d´água e reservatório
 saleiros e cochos
 irrigação de pastagens

Durante o curso todos esses temas serão apresentados e discutidos pelos instrutores para que os alunos tenham os conhecimentos essenciais para a intensificação do uso de pastagens desde a formação até o manejo.

O curso terá início em 21 de novembro e conta com o trabalho de experientes instrutores:

Rodrigo Paniago, possui especialização em Produção de Ruminantes e graduação em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP. É sócio da Boviplan Consultoria Agropecuária, empresa voltada à prestação de serviços e consultoria em pecuária intensiva, elaboração de projetos e desenvolvimento de tecnologias alternativas e nutrição animal. Atua na área de assistência técnica, desenvolvimento de projetos pecuários e controle de qualidade de alimentos para nutrição animal.

Antony Hilgrove Monti Sewell, Engenheiro Agrônomo, M.Sc., consultor em agropecuária há mais de 20 anos, atendendo em vários estados brasileiros. Possui vasta experiência em projetos agropecuários, nutrição animal e produção de volumosos por sistemas de integração agricultura-pecuária. É formado pela ESALQ/USP, Mestre em Ciência Animal e Pastagens pela mesma instituição e MBA em Agronegócios. Atua como consultor desde 1985 e é sócio diretor da Boviplan Consultoria Agropecuária Ltda.

Andrea Brasil, é Engenheira Agrônoma, formada pela ESALQ/USP e possui mestrado e doutorado em Ciência Animal e Pastagens pela mesma instituição. Atua na área de coordenação de projetos na Boviplan desde 2008 e, atualmente é sócia da empresa que há 28 anos atua no ramo de consultoria em produção agropecuária.

Manfred Folz, é Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/USP e possui Especialização em Manejo do Solo pela mesma instituição. Atua como consultor desde 1992 e é sócio da Boviplan Consultoria Agropecuária Ltda.

Clique e faça sua inscrição!

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress