Análise Semanal – 03/12/03
3 de dezembro de 2003
A maldição do agronegócio
5 de dezembro de 2003

Integridade do produto é essencial para confiança do consumidor segundo Austrália

A integridade do produto e a habilidade de embasar declarações referentes à segurança e qualidade das carnes vermelhas são essenciais para a manutenção da confiança dos consumidores na Austrália e em todos os lugares do mundo. Esta foi a mensagem passada pelo gerente geral de Sistemas da Indústria do Meat and Livestock Australia (MLA), Allan Bloxsom, em um fórum realizado em Perth.

“A integridade do produto é vital para o andamento da confiança do consumidor, vital no suporte às declarações que colocamos em nossos produtos, e vital na manutenção de nossos acessos a mercados estrangeiros”.

Bloxsom disse que, apesar de a Austrália ter uma reputação como fornecedora de carnes vermelhas seguras e de qualidade, o avanço de aprimoramento nos sistemas que serviram de base para a integridade do produto foi necessário para manter este status.

“Nossos sistemas industriais, como o de garantia de Produção de Animais Domésticos (Livestock Production Assurance – LPA) e o Esquema Nacional de Identificação de Animais Domésticos (National Livestock Identification Scheme – NLIS), têm um papel-chave quando se fala em integridade de produtos”.

Bloxsom disse que existem muitos exemplos em todo o mundo, nos quais incidentes envolvendo a segurança dos alimentos custaram milhões à indústria. “Um único caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) no Canadá fez com que a indústria perdesse US$ 20 milhões por dia, enquanto a última epidemia de febre aftosa no Reino Unido custou US$ 25 bilhões”.

Desta forma, ele disse que é importante que todos os membros da cadeia de produção de carnes da Austrália apóiem o NLIS. “O NLIS tem ganhado suporte de todos os governos dos estados, com Western Australia, Nothern Territory e Queensland, concordando em implementar o esquema, com algumas isenções, a partir de primeiro de julho de 2004. Todos os demais estados deverão implementar o NLIS a partir de primeiro de julho de 2004, exceto Victoria, onde o esquema já é obrigatório”.

Para Bloxsom, o NLIS deveria ser visto pela indústria de carnes vermelhas como uma apólice de seguro quando o assunto é rastreabilidade animal. “A velocidade e a efetividade da base de dados do NLIS já foi demonstrada na Austrália após um caso de antraz ocorrido em Victoria no começo deste ano. Dentro de 30 minutos, a base de dados do NLIS foi capaz de rastrear todos os animais de propriedades de origem que foram vendidos em leilões e mandados para uma série de propriedades. Sem o NLIS, a descoberta desses animais poderia levar semanas”.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress