Ministério e polícias vão tornar fiscalização do transporte de cargas vivas mais rigorosa
20 de fevereiro de 2019
Selo Artesanal está sendo regulamentado
20 de fevereiro de 2019

Instituto de Defesa Agropecuária do Espírito Santo adere ao Sisbi-Poa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial a Portaria nº 22, reconhecendo a ampliação do escopo da equivalência do serviço de inspeção estadual de produtos de origem animal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espirito Santo (Idaf/ES). Com a ampliação foi incluída a categoria de pescados e derivados.

O Idaf do estado já havia aderido ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa), conforme a Portaria nº 104/2013. Até o momento, cinco estabelecimentos estão aprovados, a partir dessa adesão, e contemplados no cadastro geral do Sisbi-Poa: um matadouro/frigorífico de aves, uma fábrica de conserva de ovos, um entreposto de carne, uma fábrica de produtos não comestíveis e uma de conservas.

No ano passado, o órgão teve aprovada sua primeira ampliação de escopo da adesão ao Sisbi-Poa, por meio da Portaria Nº 65/ 2018, com inclusão da categoria de leite e derivados.

De acordo com a diretora do Departamento de Suporte e Normas (DSN), da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), Judi Nóbrega, “as solicitações apresentadas pelo Idaf/ES foram avaliadas e aprovadas pela Secretaria de Defesa Agropecuária. Agora, será preciso que aquele instituto indique os estabelecimentos e respectivos produtos nas categorias de leite, pescado e seus derivados aprovados, para inclusão no cadastro geral, para possibilitar o livre trânsito e comércio nacional”, explicou.

Fonte: Mapa.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress