Milho: menor produção de etanol preocupa agricultores dos EUA
11 de janeiro de 2019
Países europeus mudam métodos de criação de gado para reduzir emissões de carbono
11 de janeiro de 2019

Inspeções de alimentos diminuem com paralisação parcial do governo nos EUA

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) cortou dramaticamente as inspeções em unidades domésticas de processamento de alimentos durante a paralisação parcial do governo em vigor no país. A FDA tenta, agora, retornar ao trabalho em alguns dos locais com maior risco.

Desde que a paralisação começou, no fim de dezembro de 2018, a FDA não tem feito inspeções de rotina nas unidades domésticas, embora tenha feito algumas inspeções essenciais, incluindo locais em que há problemas conhecidos ou que estão ligados a epidemias de doenças alimentares, segundo a agência. Tipicamente, a FDA realiza aproximadamente 160 inspeções por semana, e um terço delas são consideradas de alto risco, segundo o comissário da FDA, Scott Gottlieb.

Gottlieb afirmou na quarta, no Twitter, que a agência está tomando medidas para reiniciar inspeções das unidades consideradas de alto risco, incluindo as que lidam com frutas e vegetais frescos, ovos, frutos do mar e laticínios.

Durante a paralisação, a FDA continua a inspecionar unidades alimentares estrangeiras, e ainda faz inspeções de bens importados que chegam pelos portos norte-americanos, segundo uma porta-voz.

A redução nas atividades é alvo de críticas por parte de defensores dos direitos do consumidor. “A FDA já tem muito trabalho quando está aberta. É quase impossível quando fica fechada”, disse um porta-voz para a entidade sem fins lucrativos Centro por Ciência no Interesse Público.

Fonte: Dow Jones Newswires, publicada pelo Estadão.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress