Lagoa da Serra: programa Insemina Fácil chega à Bolívia
20 de março de 2006
Seleção funcional
22 de março de 2006

Inicia-se treinamento sobre suplementação proteico-energética

Inicia-se esta semana o treinamento online “Suplementação proteico-energética de bovinos de corte a pasto”, com o instrutor Dr. André Alves de Souza, médico veterinário e consultor em nutrição animal, profissional de grande informação técnica e experiência prática que estará com os alunos durante o treinamento.

Serão 5 módulos semanais, permitindo uma visão clara e objetiva da importância da suplementação de proteína e energia para bovinos a pasto, tanto no período das águas, quanto no período seco.

O módulo 1 dará uma noção básica sobre digestão de bovinos, sendo de extrema necessidade para o entendimento dos próximos módulos, abordando o objetivo da suplementação, ruminação, eructação, salivação, digestão e fermentação ruminal.

No segundo módulo, o aluno aprenderá a importância do manejo de pastagens para programas de suplementação animal, como estacionalidade de produção, o que afeta o consumo de forragens e formas de garantir boa oferta de pastagens na seca.

Os princípios básicos da suplementação serão abordados no terceiro módulo. É o módulo que fornecerá informações sobre os limitadores de consumo (sal e ionóforos), consumo de forragens x suplementação, manejo de cocho, adaptação à uréia e horário de fornecimento dos suplementos.

Um dos módulos mais práticos será o quarto, mas seu aproveitamento dependerá das informações fornecidas nos anteriores. Focará os aspectos práticos da suplementação, dividindo o assunto em época da seca e época das águas. Nesse módulo, também será abordada a avaliação econômica do uso da suplementação a pasto na produção de carne.

No último módulo que será liberado no dia 18/04, o tema será a suplementação de fêmeas a pasto (novilhas, primíparas e multíparas) e de bezerros no creep-feeding, além de oferecer um fechamento ao tema.

Percebe-se que o curso é abrangente, oferecendo conhecimento sobre digestão de bovinos, aspectos gerais de manejo de pastagens, informações essenciais e práticas de suplementação, avaliação econômica e finalizando com suplementação de bezerros, novilhas e animais de primeira ou mais crias.

As informações são disponibilizadas semanalmente permitindo que os alunos tirem as dúvidas utilizando o fórum de debates e qualquer uma das 3 conferências online programadas.

O treinamento terá a participação especial em uma conferência online de Rodrigo Paniago, consultor em fazendas produtoras de carne, profissional da Boviplan Assessoria Pecuária.

O módulo 1 e o fórum de debates estão liberados, mas ainda é possível se inscrever e aproveitar o curso na íntegra, pois o conteúdo já disponibilizado fica à disposição dos alunos.

Acesse http://www.agripoint.com.br/suplementacaocorte/

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress