Dia de Campo Pecuária de Precisão – Edição Xingu reúne pecuaristas no Mato Grosso
7 de outubro de 2011
Programa do X Congresso sobre Manejo e Nutrição de Bovinos
7 de outubro de 2011

Influência do preparo correto do silo na conservação de silagem

Para que o volumoso ensilado seja preservado até sua utilização e para que se reduzam perdas tanto quantitativas como qualitativas do material colhido em relação ao material retirado do silo é preciso que ocorram processos fermentativos adequados durante o período em que o silo fica fechado, e são as medidas tomadas no momento de preparo do silo que levarão à ocorrência desses processos.

A produção de silagem é um processo que permite que plantas forrageiras (milho, sorgo, capim, cana-de-açúcar) produzidas em um período de condições climáticas favoráveis sejam colhidas e conservadas para serem fornecidas ao rebanho em períodos desfavoráveis à produção vegetal.

Para que esse alimento seja preservado até sua utilização e para que se reduzam perdas tanto quantitativas como qualitativas do material colhido em relação ao material retirado do silo é preciso que ocorram processos fermentativos adequados durante o período em que o silo fica fechado. A ocorrência adequada desses processos significa a redução do pH da silagem e controle do desenvolvimento de microrganismos indesejáveis.

Entre os principais fatores para que esses processos ocorram de forma a manter a forragem preservada está a ocorrência de um ambiente anaeróbico dentro do silo. A obtenção desse ambiente anaeróbico (ausência de oxigênio) requer a adoção de medidas que garantam a compactação adequada do silo. Para garantir a compactação correta é preciso que se atente para questões como: equipamento utilizado, tamanho de partícula da forragem ensilada, volume de forragem depositada x capacidade de compactação do equipamento utilizado e formato do silo.

Outros fatores que influenciam a preservação da forragem ensilada são o teor de matéria seca que está diretamente ligado a acidificação do material e a vedação adequada do silo para evitar que fatores externos prejudiquem a conservação.

Para promover a ocorrência de processos fermentativos desejáveis que garantam a preservação da forragem e evitem perdas, também podem ser utilizados aditivos como materiais que aumentem o teor de matéria seca da silagem e inoculantes microbianos.

Como se pode perceber o processo de conservação do volumoso ensilado envolve diversos fatores controláveis, ou seja, está na mãos do responsável pelo planejamento e coordenação da ensilagem tomar as medidas corretas para garantir a qualidade do volumoso a ser retirado na abertura do silo.

Para auxiliar os produtores e profissionais envolvidos na tarefa de produzir silagem de qualidade e evitando perdas, a AgriPoint realizará em parceria com a Boviplan Consultoria, o curso online Produção Econômica de Silagem. O curso foi elaborado e será acompanhado, durante suas seis semanas de duração, pelos engenheiros agrônomos Rodrigo Paniago e Antony Hilgrove Monti Sewell. Para facilitar o estudo, o programa está dividido em 5 módulos que abordarão os principais aspectos para o sucesso na produção de silagem:

Módulo 1 – Planejamento
Módulo 2 – Escolha do volumoso
Módulo 3 – Plantio e condução
Módulo 4 – Colheita
Módulo 5 – Ensilagem e desensilo

O curso online Produção Econômica de Silagem tem início em 25 de outubro e já está com inscrições abertas. Clique aqui para conhecer o programa completo do curso e faça sua inscrição!

Patrocínio Kera-Sil – Kera Nutrição Animal

A Kera Nutrição Animal foi fundada em 2004 pelo grupo LNF Latino Americana e é uma empresa especializada na produção de probióticos, inoculantes e suplementos minerais. A Kera fabrica seus produtos com tecnologia própria e equipe altamente qualificada, além de prestar assistência técnica a seus clientes, estando em constante evolução para criar soluções e contribuir para o desenvolvimento da pecuária nacional.

A Kera possui uma linha completa de inoculantes para otimizar a produção de silagem. Esses inoculantes são compostos por uma ou mais cepas de bactérias a fim de auxiliar na conservação da forragem ensilada. A linha Kera-Sil é composta pelos seguintes produtos: Kera-Sil (inoculante Biológico para silagem), Kera-Sil Cana (para silagem de cana) e Kera-Sil Grão Úmido (para silagem de grão úmido).

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress