Mercado Físico da Vaca – 25/11/09
25 de novembro de 2009
Mercados Futuros – 26/11/09
27 de novembro de 2009

Influência do período “pré terminação” sobre os resultados econômico e produtivo finais do confinamento

O período de recria e o início do período de confinamento são momentos de grande importância sobre os resultados a serem obtidos na fase final de terminação. Essa interferência se deve ao fato de estarmos preparando o metabolismo e a fisiologia animal para um período de intenso crescimento dos tecidos, no qual a produção (ganho de peso) passa a ser dependente da eficiência do processo.

O período de recria e o início do período de confinamento são momentos de grande importância sobre os resultados a serem obtidos na fase final de terminação. Essa interferência se deve ao fato de estarmos preparando o metabolismo e a fisiologia animal para um período de intenso crescimento dos tecidos, no qual a produção (ganho de peso) passa a ser dependente da eficiência do processo.

Loken et al. (2009) avaliaram os efeitos de diferentes desempenhos prévios ao período final de terminação sobre o resultado econômico financeiro final da terminação em confinamento. Foram utilizados 80 novilhos Angus x Simental, divididos em dois tratamentos recebendo dietas para diferentes desempenhos no período “pré terminação”, sendo: Baixo ganho (BG) com dietas para um ganho de peso diário de 0,91 kg e Alto ganho (AG) com dietas para um ganho diário de 1,25 kg. Os animais foram mantidos nos tratamentos descritos acima por um período de 70 dias (pré terminação) sendo posteriormente alimentados com dietas de terminação (Tabela 1) durante 135 dias até o abate.

Tabela 1. Dietas experimentais utilizadas nos diferentes tratamentos

O desempenho dos animais durante o período de “pré terminação” apresentou melhores ganhos diários para o tratamento AG, como era de se esperar, e consequentemente, esse grupo apresentou um peso vivo final maior do que os animais do tratamento BG. Apesar de haver diferença no desempenho entre os grupos, houve também diferença de ingestão de matéria seca, sem haver diferença na conversão alimentar (Tabela 2).

Tabela 2. Efeitos da taxa de ganho no período “pré terminação”

Apesar dos diferentes valores em relação ao peso vivo inicial e final, desempenho e IMS não tiveram diferenças significativas sobre o custo de produção por kg de peso vivo durante o período de “pré terminação” para os diferentes tratamentos.

Após o período de “pré terminação”, todos os animais passaram a receber a mesma dieta final de terminação até o momento do abate.

Não foram observados efeitos dos diferentes desempenhos no período de “pré terminação” sobre a IMS, ganho médio diário e conversão alimentar durante o período final de terminação (Tabela 3).

Tabela 3. Efeitos da taxa de ganho no período “pré terminação” sobre o período de terminação

O desempenho (crescimento) dos animais no período “pré terminação’ podem afetar seu desempenho durante a terminação, porém podemos concluir que nas condições descritas, não houve interferência dos diferentes desempenhos e IMS durante o período de “pré terminação” sobre o desempenho e a eficiência de produção durante o período de terminação. Esses resultados nos mostram que podemos trabalhar com taxas de crescimento diferenciadas durante a “pré terminação”, sem afetar o resultado econômico do período de terminação. É importante ressaltar que todos os fatores devem ser muito bem avaliados nessa tomada de decisão, porém há evidências de que podemos trabalhar com menores custos durante o período de crescimento dos animais sem afetar o retorno econômico no abate.

Referências bibliográficas:

LOKEN, B.A.; MADDOCK, R.J.; STAMM, M.M.; SCHAUER, C.S.; RUSH, I.; QUINN, S.; LARDY, G.P. Growing rate of gain on subsequent feedlot performance, meat and carcass quality of beef steers. J. Anim. Sci., v. 87, p. 3791-3997, 2009.

NEEL, J.P.S.; FONTENOT, J.P.; CLAPHAM, W.M.; DUCKET, S.K.; FELTON, E.E.D.; SCOGLIA, G.; BRIAN, W.B. Effects of winter stocker growth rate and finishing system on: Animal performance and carcass characteristics. J. Anim. Sci., v. 85, p. 2012-2018, 2007.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress