Avaliação de Dietas para Bovinos de Corte
8 de janeiro de 2010
Mercados Futuros – 11/01/10
12 de janeiro de 2010

Influência do período “pré terminação” sobre as características de carcaças produzidas

As influências do período "pré-terminação" sobre os aspectos produtivos do período final de terminação são pequenas quando temos um período mais longo de confinamento, aproximadamente 130 dias. Porém, os diferentes desempenhos prévios ao período final de terminação, apesar de não terem grandes interferências sobre o resultado econômico final da terminação, podem afetar as características de carcaça e qualidade dos cortes produzidos, se alterar o crescimento dos animais.

As influências do período “pré-terminação” sobre os aspectos produtivos do período final de terminação são pequenas quando temos um período mais longo de confinamento, aproximadamente 130 dias. Porém, os diferentes desempenhos prévios ao período final de terminação, apesar de não terem grandes interferências sobre o resultado econômico final da terminação, podem afetar as características de carcaça e qualidade dos cortes produzidos, se alterar o crescimento dos animais.

Diferentes intensidades de crescimento, podem afetar a composição final de carcaça e, consequentemente, as características organolépticas do cortes. Devido a isso, é importante avaliarmos não só os aspectos produtivos/econômicos, como também as características de carcaça, visto o pagamento diferenciado por carcaças de melhor qualidade.

Em trabalho realizado por Loken et al. (2009), foram avaliados os efeitos de diferentes desempenhos no período “pré terminação” sobre as características de carcaça e qualidade de cortes produzidos. Foram utilizados 80 novilhos Angus x Simental, divididos em dois tratamentos recebendo dietas para diferentes desempenhos no período “pré terminação”, sendo: Baixo ganho (BG) com dietas para um ganho de peso diário de 0,91 kg e Alto ganho (AG) com dietas para um ganho diário de 1,25 kg. Os animais foram mantidos nos tratamentos descritos acima por um período de 70 dias (pré terminação) sendo posteriormente alimentados com dietas de terminação (Tabela 1) durante 135 dias até o abate.

Tabela 1. Dietas experimentais utilizadas nos diferentes tratamentos

Apesar do tempo de alimentação, bem como a estratégia nutricional interferir diretamente sobre o peso final de carcaça, não foram observadas diferenças para o peso final de carcaça com diferentes desempenhos no período “pré-terminação” (Tabela 2).

Tabela 2. Efeitos da taxa de ganho no período “pré terminação” sobre as características de carcaça

Além de não haver diferenças em relação ao peso final de carcaças, também não foram observadas diferenças em relação à espessura de gordura de cobertura, gordura intramuscular (marmoreio) e gordura interna (Tabela 2).

Em relação às características organolépticas dos cortes produzidos, foi observada menor perda de cozimento para os cortes oriundos do tratamento AG (Tabela 3). Não foram observadas diferenças em relação à força de cisalhamento, o que representa não haver diferenças de maciez entre os diferentes tratamentos.

Tabela 3. Efeitos da taxa de ganho no período “pré terminação” sobre as características dos cortes produzidos

Além das Avaliações laboratoriais, também foram realizadas avaliações através de painel de degustação, onde degustadores treinados não conseguiram identificar diferenças para os cortes dos diferentes tratamentos em relação à maciez, suculência e sabor (Tabela 3).

Os resultados nos mostram que o desempenho dos bovinos “pré-terminação” não interferem nas características de carcaça e qualidade de cortes obtidos, quando temos um período de terminação de aproximadamente 130 dias de confinamento.

Referências bibliográficas:

LOKEN, B.A.; MADDOCK, R.J.; STAMM, M.M.; SCHAUER, C.S.; RUSH, I.; QUINN, S.; LARDY, G.P. Growing rate of gain on subsequent feedlot performance, meat and carcass quality of beef steers. J. Anim. Sci., v. 87, p. 3791-3997, 2009.

NEEL, J.P.S.; FONTENOT, J.P.; CLAPHAM, W.M.; DUCKET, S.K.; FELTON, E.E.D.; SCOGLIA, G.; BRIAN, W.B. Effects of winter stocker growth rate and finishing system on: Animal performance and carcass characteristics. J. Anim. Sci., v. 85, p. 2012-2018, 2007.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress