USDA reduz estimativas de produção de soja e milho nos EUA
9 de novembro de 2018
Conab estima produção de grãos em até 238,3 milhões de toneladas
9 de novembro de 2018

Inflação na China sobe 2,5% em outubro pressionada por combustíveis

A inflação ao consumidor da China permaneceu no segundo nível mais alto até agora este ano, impulsionada por uma aceleração nos preços dos produtos não alimentícios, mostraram dados oficiais divulgados nesta sexta-feira.

O índice de preços ao consumidor (CPI) subiu 2,5% em outubro ante o mesmo mês do ano anterior, inalterado em relação ao aumento de setembro, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas.

Os preços dos alimentos subiram 3,3% em relação ao ano anterior, após subirem 3,6% em setembro. Os preços dos legumes frescos aumentaram 10,1% em outubro, desacelerando em relação ao aumento de 14,6% em setembro e levando o índice principal a 0,25 ponto percentual a mais. Os preços das frutas subiram 11,5% em relação ao ano anterior, acelerando em relação ao aumento de 10,2% no mês anterior e elevando o índice do IPC em 0,18 ponto percentual, disse o departamento de estatísticas. Os preços da carne suína caíram 1,3% em outubro, após queda de 2,4% em setembro sobre o ano anterior, puxando a cifra do CPI 0,03 ponto percentual para baixo.

Os preços dos produtos não alimentícios aumentaram 2,4% em relação ao ano anterior, em comparação com um aumento de 2,2% em bases anuais também em setembro. Os preços da gasolina e do diesel subiram 22,5% e 25,0% no ano, respectivamente, levando a altas nos preços dos não- alimentícios, disse o departamento.

A inflação veio acima da média das previsões de economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, de 2,4%. O governo pretende manter a inflação abaixo dos 3% este ano.

Em termos mensais, a inflação ao consumidor subiu 0,2% em outubro em relação ao mês anterior. Em setembro, o índice subiu 0,7% em relação ao mês anterior.

O índice de preços ao produtor (PPI) subiu 3,3% em termos anuais outubro, em comparação com um aumento de 3,6% em relação ao ano anterior em setembro. O dado dos preços de fábrica coincidiu com o aumento de 3,3% previsto pelos economistas consultados pelo WSJ.

O PPI subiu 0,4% em outubro em relação ao mês anterior. Em setembro, subiu 0,6% em relação ao mês anterior.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress