ABS abre novas turmas do curso de inseminador
15 de setembro de 2005
SP: criadores querem mudanças no código de proteção dos animais
19 de setembro de 2005

Infestação de cigarrinha-da-cana em área com morte de braquiarão

O braquiarão (Brachiaria brizantha cv. Marandu), atualmente, é o capim mais plantado no Brasil. Nos últimos anos, no entanto, têm sido cada vez mais freqüentes os comentários sobre problemas de persistência desta forrageira ou, como tem sido chamada, a “Síndrome do braquiarão”.

Almeida et al. (2005) investigaram as causa de mortalidade do capim-braquiarão em uma propriedade rural no município de Colinas – TO. Os autores fizeram um levantamento do nível de infestação por cigarrinhas adultas e ninfas em 31 áreas da fazenda, das quais 24 apresentavam mortalidade de capim. A infestação por cigarrinhas adultas foi avaliada com o auxílio de um puçá e classificada em ausente (nenhuma cigarrinha), baixa (1 a 10 cigarrinhas) média (10 a 20 cigarrinhas) e alta (acima de 20 cigarrinhas) de acordo com o número de insetos coletados em linhas de 30m. Já o nível de infestação por ninfas foi levantado com o auxílio de um quadrado de 0,25m2 e classificado como: ausente (nenhuma ninfa), baixo (1 a 5 ninfas/m2), médio (5 a 15 ninfas/m2) e alto (acima de 15 ninfas/m2).

Os autores observaram que 12% das áreas com presença de morte de capim-braquiarão não apresentavam cigarrinhas adultas, enquanto 29%, 25% e 33% das áreas apresentavam níveis baixo, médio e alto de infestação, respectivamente. Em todas as áreas onde havia morte de braquiarão foi observada a presença de ninfas, sendo 14%, 55% e 32% das áreas com infestação baixa, média e alta, respectivamente. Por outro lado, apenas em 1 das áreas onde não havia morte do capim-braquiarão foi observada a presença de ninfas e cigarrinhas adultas, com nível médio de infestação.

Apesar de não ter sido feita a classificação dos insetos encontrados, os autores observaram a predominância de cigarrinhas do gênero Mahanarva (cigarrinha-da-cana). Os autores concluíram que há uma correlação positiva entre a mortalidade de capim-braquiarão e a presença de cigarrinhas na propriedade avaliada.

Comentário dos autores: Devido à sua importância como recurso forrageiro, as notícias sobre morte do capim-braquiarão provocam bastante apreensão entre técnicos e pecuaristas. Aparentemente existe mais de uma causa relacionada à morte deste capim nas regiões Norte e Brasil Central. Os resultados obtidos por Almeida et al. (2005) mostram que o ataque de cigarrinhas é uma destas causas. O braquiarão é reconhecidamente resistente à cigarrinhas-das-pastagens, porém, em muitas áreas, a cigarrinha-da-cana está se tornando uma importante praga também em áreas de pasto.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress