Agronegócio sustenta maior superávit da história da balança comercial brasileira
6 de janeiro de 2017
Mercado físico do boi gordo –06-01-2017
8 de janeiro de 2017

Indústria de carnes do Brasil precisa se adaptar às preocupações financeiras e de saúde, diz Canadean

carne

A contração da economia do Brasil nos últimos anos está direcionando os consumidores em direção a produtos mais acessíveis, o que se reflete em suas escolhas por carne, de acordo com companhia que avalia os comportamentos dos consumidores, Canadean.

O último relatório da companhia afirma que, devido à grande importância do setor de carne no país, os brasileiros se tornaram compradores cada vez mais experientes e estão cada vez mais conscientes de quais produtos de carne constituem um bom valor para seu dinheiro.

Maiores tamanhos de embalagens, porções familiares, ofertas do tipo “compre um e leve um grátis” e ofertas nas lojas são atraentes para os consumidores que procuram o melhor valor. Outros atributos, como cortes melhores, incomuns ou interessantes de carne também são importantes para os consumidores e elevam o valor percebido do produto.

carne-1

Esta tendência de compras por valor é refletida em um levantamento do Canadean feito em abril de 2015, que mostra que 86% dos brasileiros regularmente ou ocasionalmente compram produtos alimentícios com descontos. Além disso, 50% afirmam que são menos influenciados para comprar marcas líderes de alimentos e mais propensos a escolher opções mais baratas em comparação com cinco anos atrás.

Javier Gonzalez, analista do Canadean, explica: “Os consumidores brasileiros são muito exigentes quanto à qualidade dos produtos de carne e, por isso, oferecer cortes de carne de boa qualidade ou inovadores a preços razoáveis será fundamental para os processadores que desejam continuar atraentes. De fato, essa estratégia é particularmente interessante agora, devido ao fato de a fidelidade à marca estar mais baixa do que nunca”.

A Korin é um bom exemplo de uma empresa que capitalizou a demanda brasileira por produtos econômicos com carnes embaladas de alta qualidade, comercializadas a um preço competitivo. Os produtos Korin são orgânicos, isentos de antibióticos e não contêm nem produtos químicos nem conservantes, elevando a percepção do valor de seus produtos a um preço econômico.

idosos

Além de considerações de preço, o valor nutricional dos produtos está se tornando cada vez mais importante. Baixo teor de gordura, baixo teor de sódio, baixos carboidratos e carnes ricas em proteína são todos fatores atraentes para os consumidores à procura de um estilo de vida mais saudável. Isso é apoiado pela pesquisa do Canadean publicada em abril de 2015, em que 61% das pessoas com mais de 55 anos no Brasil estavam preocupadas com a saúde do coração e 49% com diabetes.

“O envelhecimento da população brasileira tornará vital que os processadores lancem produtos de carne mais saudáveis que atendam às necessidades nutricionais dos consumidores maduros”.

Fonte: Canadean, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress