Mercado Físico da Vaca – 07/04/09
7 de abril de 2009
Calagem em pastagens
9 de abril de 2009

Independência reabre planta de Janaúba/MG

Por meio de comunicado emitido na tarde de ontem (07/04), o frigorífico Independência anunciou a retomada das atividades de abate e desossa na unidade de Janaúba/MG. A direção da empresa informa que a unidade retoma suas operações com capacidade de abate inicial de 400 cab/dia. e acordo com o diretor financeiro do Independência, Tobias Bremer, o que permitiu a reabertura de Janaúba foi um acordo feito com pecuaristas que fornecem bois para abate.

Por meio de comunicado emitido na tarde de ontem (07/04), o frigorífico Independência anunciou a retomada das atividades de abate e desossa na unidade de Janaúba/MG.

A direção da empresa informa que a unidade retoma suas operações com capacidade de abate inicial de 400 cab/dia e aproximadamente 300 colaboradores. A indústria tem capacidade de abate de 1.400 bovinos por dia e antes de a empresa pedir recuperação judicial, no fim de fevereiro, a unidade tinha 800 empregados. O Independência resslata que poderá ampliar o volume de produção no futuro se as condições de mercado permitirem.

A planta de Janaúba iniciou suas operações em 2006 e está dentro da área que pode exportar para a União Europeia. A planta está localizada numa tradicional região de gado de corte, sendo que em um raio de 200 km da unidade existe um rebanho de cerca de 3 milhões de cabeças, distribuídos em aproximadamente 72 mil propriedades.

De acordo com o diretor financeiro do Independência, Tobias Bremer, o que permitiu a reabertura de Janaúba foi um acordo feito com pecuaristas que fornecem bois para abate. “Eles aceitaram fornecer gado mesmo não tendo débitos antigos resolvidos”, disse. Pelo que foi acertado, o Independência pagará os pecuaristas à vista.

Essa iniciativa , segundo o presidente do sindicato rural de Montes Claros, Ricardo Laugton, decorre da grande dívida da empresa com os pecuaristas da região. Laugton estima que a dívida do Independência com os produtores é de R$25 milhões. “A reabertura é um fato muito positivo, pois é o único grande frigorífico numa região com mais de dois milhões de reses”, declarou.

Bremer afirmou que a empresa avalia a reabertura de outras unidades, e negou que já esteja definida a retomada das operações em Nova Andradina/MS, que foi fechada no fim de março.

Reafirmando que “não é possível operar no negativo”, Bremer disse que, num primeiro momento, o Independência trabalhará apenas com carne com osso destinada ao mercado interno.

Desde que suspendeu suas operações de abate, no começo de março, o Independência está sem pagar pecuaristas e fornecedores. “Nossa prioridade é resolver os débitos com os produtores”, reafirmou Bremer. Indagado sobre a opção, em estudo pelo governo, de permitir que frigoríficos em dificuldades utilizem créditos tributários acumulados nas operações de exportação, para capital de giro, ele defendeu a eventual ajuda. Segundo Bremer, no caso do Independência esses créditos somam R$ 230 milhões. “Seria suficiente para pagar todos os pecuaristas e outros fornecedores”, disse.

Bremer completou dizendo que a venda de ativos para levantar recursos não está em análise no momento pela empresa.

As informações são do jornal Valor Econômico e da Gazeta Mercantil, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Graciela Negreiros Gomes disse:

    Que bom que o frigorifico esta voltando a abater aos poucos….espero que isso ocorra em todas as unidades do Independencia de todo o Brasil

  2. luiz carlos sousa Gomes disse:

    Mais uma vez o frigorifico passa informaçoes falsas a imprensa, nao existe acordo com os fornecedores de boi, apenas dois fornecedores entregaram bois para o frigorifico sendo um com 420 bois abatidos ontem outro 200 bois que estao sendo abatidos hoje.

    Atraves de uma videocomferençia realizada na semana passada ficou decidido que os produtores nao vao entregar bois para o independençia ate que se faça o pagamento do anterior. Este abate nao significa acordo com os fornecedores, ate o momento, somente os dois concordaram isoladamente em entregar seus bois.

  3. Alberto Baggio Neto disse:

    Diante do exposto pelo sr. Tobias Bremer de que o valor do crédito tributário do Independência iguala-se ao total das dívidas com os pecuaristas, chega-se a conclusão de que a carga tributária do setor é altíssima… de resto todo os setores de nossa economia. Acorda LULA! Vamos fazer a reforma tributária e parar a gastança desenfreada.

  4. Antonio Simão Abrão Filho disse:

    paguem o que devem,depois pensem em voltar ao mercado de mato grosso do sul,nao e possivel que algum pecuarista do estado lhes entregue boi sem receber os atrasados,e muita desuniao e falta de liderança se isso ocorrer

  5. Eduardo Gheno disse:

    Infelizmente o elo mais fraco foi o que cedeu, como sempre acontece. Me admira tal fato, pois quando é o produtor que está devendo na praça , não consegue nem comprar comida para sua família, quanto mais insumos, a exemplo do que ocorreu no passado pelas crises enfrentadas (aftosa, superoferta … ).Agora que a situação se inverte, paira sobre nós uma momentânea aminésia financeira, que eu espero não se tornar rotineira, pois pode acarretar um grande conforto comercial para as GRANDES INDUSTRIAS, e que, essas sim, cada vez mais deitam e rolam da forma que bem entendem.

  6. ODIMAR CARNEIRO disse:

    Se uma empresa deve e tem ativos, ela deve lançar mao de seus ativos para pagar os outros e nao dar o cano nos pecuaristas que sempre foram seus fieis fornecedores, e na maioria das vezes vendendo
    a prazo(30 dias)

    Esta passando da hora de empresas quebrarem e os donos sairem muito ricos !

    Se um pecuarista deve e acaba com seu gado, ele tem de vender sua terra para pagar os credores.

    Porque um frigorifico deixa de pagar suas dividas e os donos nao vendem seus bens, suas fazendas ou mansoes?

    Esta na hora de termos mais capacidade empresarial e tambem capital de giro para trabalharmos sem depender de matar o boi, vender a carne, receber e depois pagar o ja sofrido pecuarista!

    Chega desta eterna dependencia de governos ajudarem, socorro do BNDES, calote em pecuaristas!

    Temos que trabalhar com seriedade. Nosso país é ótimo, as pessoas que não são sérias!

  7. Paulo Cesar Severino de Oliveira disse:

    Uai sõ! Vocêd mineiros são bonzinhos mesmos né?

  8. Claudio dos Reis disse:

    Eu vejo uma troca de valores tremenda, eu ficaria feliz de saber que o frigorifico voltou a abater, pois é a certeza de que não abriu falencia, que voltando a atividade a certeza de todos receberem é bem maior, pois o dinheiro de um frigorifico vem dos abates.

  9. Paulo Marcos Ferreira Silva disse:

    É bom saber que o Independencia voltou a abater em Janaúba, é claro que não podemos ficar alheios á divida que o frigorífico tem com os pecuaristas, são eles que fornecem a materia-prima, é de fundamental importância que haja uma parceria harmoniosa entre pecuaristas e frigorificos, mas esperamos que o Independencia possa retomar suas atividades em todas as unidades, saldar suas dívidas e continuar fortalecendo a economia brasileira com o abastecimento local e a exportação de carne.

    Não podemos deixar de lembrar também a situação dos funcionários demitidos de todas as unidades do Independencia, pessoas que dedicaram muitos anos de trabalho a empresa e agora estão tendo seus acertos trabalhistas parcelados em até 10 vezes.

    Estamos torcendo para que o Independencia consiga transpor todos os obstáculos e volte a ser a empresa reconhecida que sempre foi, uma empresa que sempre valorizou o capital humano, sempre investiu na qualidade de vida de seus colaboradores, nunca pensou somente na formação e qualificação do profissional, mas, acima de tudo, sempre se preocupou em formar cidadãos, preparados para ser integrantes ativos dos acontecimentos sociais e profissionais qualificados para trabalhar em qualquer frigorifico.

  10. Luciano Cezar Rodrigues disse:

    Que eu saiba este frigorífico não tomou nenhum calote, então onde está o dinheiro que eles receberam em 2008 com um aumento expressivo em suas vendas? O que foi feito com o lucro? E agora querem retomar suas atividades sobre o cadáver do pecuarista que ele matou?

    Acho que os pecuaristas não assumiram este acordo divulgado.

    É necessário investigar a fundo as contas deste frigorífico.

  11. Geovane Ferreira disse:

    Caros amigos Leitores,

    Vejo que muitos de vocês, estão postando comentários sobre o Indenpendência deixando se levar pelo lado Financeiro, mas se observarmos o nosso lado espiritual, iremos entender a importância que tem a retomada de atividades do Independência. Uma vez que nessa empresa existem Pais de Familias que necessitam da sua existência para sustentarem suas casas. Creio que está na hora de começarmos a nos preocupar com os irmãos antes de dar-mos nosso parecer da situação.

    Um Grande Abraço e boa leitura.

  12. Paulo Roberto Viana Franco disse:

    Sugiro que os produtores/ fornecedores do Independencia, se unam para discutir quaquer prosposta ou renegociação em conjunto, sem beneficiar ninguem e ser justo para todos. Os produtores precisam a começar a pensar juntos e agir juntos.Abraços Paulo Viana Juiz de Fora MG.

plugins premium WordPress