Acrimat: pecuária sustentável é desafio de todos
25 de setembro de 2009
Mercados Futuros – 28/09/09
29 de setembro de 2009

Independência: Assembleia Geral foi cancelada

Foi cancelada por falta de quorum a assembléia geral dos credores do frigorífico Independência S/A e Nova Carne Indústria Alimentícia Ltda. Depois de mais de duas horas de atraso para a abertura da assembléia, o administrador judicial Fernando Shaud comunicou que apenas 17,18% dos credores da Classe I (Trabalhista), 45,06% da Classe II (Garantia Real - Bancos) e 87,87% da Classe III (Pecuaristas) estavam presentes, não atingindo o quorum exigido de 50% de todas as classes.

Foi cancelada por falta de quorum a assembléia geral dos credores do frigorífico Independência S/A e Nova Carne Indústria Alimentícia Ltda. Depois de mais de duas horas de atraso para a abertura da assembléia, o administrador judicial Fernando Shaud comunicou que apenas 17,18% dos credores da Classe I (Trabalhista), 45,06% da Classe II (Garantia Real – Bancos) e 87,87% da Classe III (Pecuaristas) estavam presentes, não atingindo o quorum exigido de 50% de todas as classes.

“Mesmo com o cancelamento hoje é um dia histórico para a pecuária não só a mato-grossense, mas brasileira, pois quase 90% dos produtores estavam aqui em Cajamar representados. Isso demonstra que o setor está unido e que vai continuar brigando por seus direitos”, disse o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari.

Ele acrescentou que, não entende como um trabalhador que ganha um salário mínimo não corre atrás de seus direitos e apenas 17% dos que tem a receber do Independência compareceram nessa assembleia e o pecuarista que esta com sua vida comprometida, viajou para São Paulo. “Acho que os trabalhadores se sentem confortáveis, pois são os primeiros da lista a receber. No dia 5 de outubro, data da próxima assembleia, a Acrimat e os pecuaristas estarão aqui novamente e em número ainda maior”, disse Vacari. A Acrimat está em Cajamar (SP) acompanhando todo processo com o superintendente, dois advogados e a assessoria de imprensa.

O assessor jurídico da Acrimat, Armando Biancardini Candia, disse que “o verdadeiro prejudicado esteve presente na assembléia, que é o pecuarista, e ele deve abrir bem os olhos porque a próxima assembleia é mais perigosa, pois a votação vai acontecer com quorum simples, isso é, com qualquer número de credores”.

O presidente da Comissão dos Credores dos Frigoríficos em Recuperação Judicial de Mato Grosso, Marcos da Rosa, disse que “o pecuarista e as entidades representativas dos pecuaristas mostraram que estão organizados e isso fortalece ainda mais nossa proposta de continuar exigindo o pagamento de 100% dos nossos créditos. Não aceitamos outra proposta, pois não é justo nós pagarmos a conta dos frigoríficos”.

Logo depois da assembléia dos credores cancelada, a Acrimat e a Comissão de Credores se reuniram com os pecuaristas para traçar estratégias para a próxima assembleia. A confiança de se chegar a um acordo cresceu, pois “demonstramos que somos fortes, unidos e sem o pecuarista, os frigoríficos não continuam no mercado, afinal o boi é o único item imprescindível para esse segmento funcionar”, disse o superintendente da Acrimat.

Como não houve quorum a próxima assembléia foi automaticamente convocada, no mesmo endereço para o dia 5 de outubro, às 10 horas com a presença de qualquer número de credores presentes.

As informações são da Acrimat, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Anaurus Vinicius Vieira de Oliveira disse:

    Os 17,18% de credores e ou representantes da classe trabalhista, e os 45,06% dos credores e ou representantes da classe dos bancos e dos com garantia real, comparecentes à assembléia geral designada no processo de recuperação judicial do frigorífico independência, frustraram a realização da mesma por falta de quorum.
    Penso que em relação aos credores trabalhistas, vários foram os fatores que contribuíram para o comparecimento em reduzido numero, estes que vão desde a total desorganização de quem representa os interesses da classe, os Sindicatos (que cobram taxas e etc…) sem nada fazer pelos sindicalizados, passando por total falta de condições financeiras para arcar com despesas de viagem (demitidos e sem receber os seus direitos), até mesmo uma ausência orientada pelo próprio Independência. E porque não? Afinal, se é uma empresa que distribuiu aos quatro cantos procurações de advogados desconhecidos para representarem pecuarístas, imaginem o que podem fazer com simples empregados assalariados e demitidos?
    A falta de quorum da classe dos credores com garantia real e bancos, demonstra o desinteresse de quem se julga superior aos outros, nada mais.
    Mas, enfim, a assempléia geral designada para ontém, na qual estivemos presente, serviu pelo menos para mostrar ao Independência e a seus astutos diretores, que a classe dos pecuarístas está unida, forte e resoluta, quanto a seus objetivos, principalmente de rejeitar qualquer proposta diferente da do pagamento integral de seu crédito, devidamente corrigido.
    Convoco todas as federações: FAEG; FAMATO e FAMASUL, assim como as associações ASFAX e ACRIMAT, para um esforço final no sentido de que não haja um esvaziamento na presença dos pecuarístas no próximo dia 05/10, segunda-feira que vem, data em que se realizará a assembléia geral de credores, independentemente de quorum. Muito ao contrário, vamos comparecer em número ainda maior, para acabarmos de uma vez por todas com esta malandragem.

  2. Carlos Alberto Alves Pires disse:

    Infelizmente quem paga o pato é sempre o pecuarista, parabenizo a todos os pecuaristas que foram a esta assembléia.

  3. Vanderlei Pereira disse:

    Gozado – Marcar Essa Assembléia numa segunda feira – A Justiça ao invés de facilitar a Vida dos Credores, trabalha a favor do devedor, pois é sabido que segunda feira é um dia dificil para todos, aos que tem que viajar, aos que tem compromisso pois eles são maiores no inicio da semana, isso devria se marcar numa Sexta-feira. Acho que Segunda feira 05/10 a Coisa ou sai ou Raxa para falencia, e digo mais CPI nas contas do quatro societário da Empresa.

plugins premium WordPress