Mercado Físico da Vaca – 17/11/10
17 de novembro de 2010
Mercados Futuros – 18/11/10
19 de novembro de 2010

Importações de carne dos EUA preocupa mexicanos

Apesar do declínio nas exportações de carne bovina dos Estados Unidos ao México no ano passado, principalmente devido aos efeitos da crise econômica global, o país continua sendo o maior mercado para carne bovina dos Estados Unidos. Entretanto, o grande volume de carne bovina dos Estados Unidos que entra em território mexicano tem causado problemas a centenas de produtores e criadores.

Apesar do declínio nas exportações de carne bovina dos Estados Unidos ao México no ano passado, principalmente devido aos efeitos da crise econômica global, o país continua sendo o maior mercado para carne bovina dos Estados Unidos.

Entretanto, o grande volume de carne bovina dos Estados Unidos que entra em território mexicano tem levado centenas de produtores e criadores a desaparecer. Além disso, cerca de 30% dos proprietários e gerentes do setor de carnes deixaram suas fazendas para migrar para os Estados Unidos, disse o presidente da Associação de Exportadores de Gado do México, Miglyol German Gonzalo.

A carne dos Estados Unidos é vendida aos consumidores mexicanos a preços muito menores do que a carne doméstica – cerca de 50% menores. Os produtores locais não podem competir.

De acordo com a Federação de Exportações de Carnes dos EUA (U.S. Meat Export Federation – USMEF), o México ainda é o maior mercado de exportação de carne do país, mas no ano passado o volume de exportações ao México caiu em 27%, para 292.000 toneladas, com um valor de US$ 909 milhões. Até agora, o México permite a entrada de carne bovina sem osso e com osso dos Estados Unidos de animais de 30 meses de idade ou menos.

A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress