Mercado Físico da Vaca – 28/10/08
28 de outubro de 2008
Mercados Futuros – 29/10/08
30 de outubro de 2008

Impacto da IATF na eficiência reprodutiva de vacas de corte

A eficiência produtiva em fazendas de cria está vinculada a produção de bezerros e está ligada à performance reprodutiva do rebanho. Com base nessa afirmativa, neste mês iremos apresentar outros resultados interessantes que foram mostrados na última reunião anual da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE-2008; Penteado et al., 2008).

A eficiência produtiva em fazendas de cria está vinculada a produção de bezerros e está ligada à performance reprodutiva do rebanho. Com base nessa afirmativa, neste mês iremos apresentar outros resultados interessantes que foram mostrados na última reunião anual da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE-2008; Penteado et al., 2008).

No referido trabalho, os autores objetivaram avaliar a performance reprodutiva de vacas de corte submetidas somente à monta natural ou à inseminação artificial em tempo fixo (IATF) no primeiro dia a estação de monta (EM), seguida de repasse de touros (monta natural). Para isso, foram utilizadas 1071 vacas de corte paridas durante os meses de agosto a novembro de 2007. Os animais foram subdivididos em lotes, de acordo com os meses de parição. Após a formação de cada lote (total de 7 lotes), os mesmos foram mantidos fixos até o final da EM de 150 dias (nas mesmas condições de manejo e sendo as fêmeas cobertas pelo mesmo grupo de touros).

Foi considerado como primeiro dia da EM (EM-0) 30 dias após o último parto do lote, ocorrido dentro de cada mês, ou seja, o período pós-parto de cada lote variou entre 30 e 60 dias pós-parto. No EM-0 as fêmeas foram subdividas ao acaso em dois grupos experimentais (G-TOURO ou G-IATF) e foram introduzidos 5% touros (1/20) em relação ao lote. Ainda no EM-0, as fêmeas do G-IATF (n=453) receberam um implante auricular contendo 3 mg de Norgestomet associado a 5 mg de Valerato de estradiol i.m. (Crestar®, Intervet, Holanda). Nove dias após (EM-9), os animais desse grupo tiveram o implante auricular removido, administrou-se 300 UI de eCG (Folligon, Intervet, Brasil). Neste mesmo momento (D8), os touros foram removidos de ambos ao grupos.

A IATF foi realizada 54 horas após a remoção do implante auricular. Cinco dias após a IATF, os touros foram novamente introduzidos nos lotes, sendo que, a partir desse momento, as fêmeas foram mantidas com touros até o final da EM. Os animais do G-TOURO (n=618) não receberam tratamento adicional. No EM-70, a concentração de touros foi reduzida para 3,33% (1/30) em todos os lotes (G-TOURO e G-IATF), sendo mantida nessa concentração até o final da EM.

Para a realização da avaliação da taxa de prenhez à IATF, da estimativa do momento da concepção na monta natural e da taxa de prenhez ao final da EM, foram realizados exames ginecológicos com auxílio de ultra-som aos 41 (30 dias após a IATF), 70 e 180 dias após o EM-0 (Figura 1).

Figura 1. Diagrama esquemático das atividades realizadas durante a estação de monta de vacas submetidas à monta natural ou à IATF com repasse de touros

A taxa de prenhez média à IATF foi de 50,3% (228/453). As taxas de prenhez ao EM-11, EM-40, EM-70 e EM-180 estão apresentadas no gráfico 1. O intervalo entre o EM-0 e a prenhez foi de 28,7±1,5 dias para o G-IATF e de 38,4±1,3 dias para o G-TOURO (P<0,001), mostrando a eficiência da técnica de IATF em emprenhar as vacas mais cedo na EM. Ainda, o tempo médio de gestação ao final da EM foi de 104,1±1,9 dias para o G-IATF e de 86,2±1,0 dias para o G-TOURO (P<0,001), ou seja, de fato os animais submetidos à IATF apresentaram maior ocorrência de prenhez no início da estação de monta, quando comparados às fêmeas que foram apenas expostas aos touros. Gráfico 1. Taxa de prenhez de fêmeas de corte dos grupos G-IATF (n = 453) e G-TOURO (n = 618), de acordo com o momento do diagnóstico da gestação na estação de monta

Os autores concluem que o estabelecimento de programas de IATF no início da estação de monta, além de possibilitar o emprego da inseminação artificial com elevada taxa de serviço e satisfatória taxa de concepção, antecipa a prenhez na estação de monta, bem como diminuí o intervalo entre partos de vacas de corte.

Assim, podemos verificar que o uso da IATF no início da estação de monta se mostra como uma ferramenta bastante interessante, uma vez que possibilita boa eficiência reprodutiva dos animais (semelhante à com touros) e, ainda, de possibilitar o uso da IA como instrumento de melhoramento genético. Essa mesma eficiência não pode ser observada quando se utiliza a IA convencional, já que a ineficiência da detecção de cio se coloca como um grande empecilho a essa tecnologia.

0 Comments

  1. luis domingos silva moreno disse:

    Sou médico veterinário, trabalho em fazenda de gado de corte (cria, recria e engorda), estou implantando um programa de inseminação em tempo fixo, inicialmente trabalharemos com 150 fêmeas. Todas foram bem avaliadas e estão na escore adequada para a efetivação do trabalho.

    Quero saber qual o protocolo mais indicado no caso de não sabermos a situação fisiológica reprodutiva de todas as fêmeas, e a indicação para as primíparas.

    Obrigado

  2. Henderson Ayres disse:

    Prezado luis domingos silva moreno

    Você se decidiu a trabalhar com um numero relativamente alto de animais para uma primeira tentativa em uma fazenda que nunca realizou IATF.

    Sabemos, que se você demorar 1 (um) minuto por vaca, ou seja, desde que a vaca entre até ela sair do brete após a inseminação, este processo levará aproximadamente 2,5 a 3 horas de serviço. Porém aconselho você iniciar um grupo menor de animais, por exemplo dois lotes de 75 animais cada, para poder desta maneira realizar a inseminação sem correria e com margem de segurança na quesitão tempo, pois você não possui histórico de realização de IATF nesta propriedade. Porém após este primeiro contato você poderá alterar o não o número de animais inseminados em um único dia a partir dos resultados obtidos.

    Quanto ao protocolo, existem diversos protocolos a ser utilizados, porém lhe aconselho a utilizar a eCG, pois este fármaco é indicado para ser usado em primíparas.

  3. Jean Pereira Tavares disse:

    Estamos implantando essa nova tecnica em nossa propriedade aqui no TO, vamos fazer IATF em 1600 animais, divididos em lotes de 120 cb +/-, são 480 novilhas nelores, 1000 primiparas e 120 vacas paridas do mês 12, vamos usar um protocolo da pfzer pois temos uma parceria com a empresa, no entanto já temos relatos que o cider não é recomendado 1º uso em novilhas, o Sr. pode me explicar o motivo por dar mais resultado na reutilização do implante, obrigado pela atenção e fico aguardando!

  4. Henderson Ayres disse:

    Prezado Jean Pereira Tavares,

    Novilhas Nelore são sensivies a altas concentrações de progesterona, assim ao utilizarmos um dispositivo de progesterona com 1.9 g de progesterona estaremos “bloqueando” este animal.

  5. Wyllian Tosta Lima disse:

    Por motivos alheios tive que atrasar a retirada do implante de progesterona em meio período, e continuei o protocolo, ao conversar com um técnico, o mesmo me recomendou aumentar o volume de cipionato de estradiol de 0,3ml para 0,5ml.

    Você poderia me ajudar com relação a isto?

    Att.

  6. Henderson Ayres disse:

    Prezado Wyllian Tosta Lima,

    Esta é a linha de pesquisa de um orientado do Professor Pietro Baruselli, infelizmente ainda não possuimos a resposta exata para esta questão. Pois os resultados prévios apresentam diferenças dependendo do tipo de fonte de progesterona, número de usos, assim por diante.

  7. Jose Antonio Pinguelo disse:

    Jose Antonio Pinguelo
    Estudante do Curso Tecnico de Pecuaria da ETC. P. Prudente-SP

    Sou al. do curso tecnico da Etc, em P.Prudente, curso este de grande valia a quem pretenda tornar-se um tecnico em pecuária quer seja de corte ou leiteira, sempre tive interesse em tornar-me um profissional na area de insiminação, acredito na IATF, como tecnica para alavancar ainda mais a pecuária brasileira,pretendo como tecnico tornar-me um profissional nesta area, embora minha região seja mais voltada para a agricultura. E bom termos como aliado empresas voltadas para o apoio tecnologico, espero contar com voces em futuro bem proximo.

    atenciosamente

    Jose Antonio Pinguelo.

plugins premium WordPress