Mercado Físico da Vaca – 19/04/11
19 de abril de 2011
Mercados Futuros – 20/04/11
25 de abril de 2011

Imea avalia que ganhos de produtividade ajudam a evitar o desmatamento

Deixar para trás o estigma de atividade primitiva foi um desafio que chegou aos pastos mato-grossenses junto com a necessidade de aliar altas metas de produção à sustentabilidade ambiental. Em 12 anos os pecuaristas do Estado conseguiram aumentar em 39% a produtividade por hectare, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O esforço desencadeado em Mato Grosso para aumentar a produtividade é também uma tendência nacional. Um estudo recente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aponta que a evolução na produção evitou o desmatamento em uma área de 420 milhões de hectares na região da Amazônia nos últimos 20 anos.

Deixar para trás o estigma de atividade primitiva foi um desafio que chegou aos pastos mato-grossenses junto com a necessidade de aliar altas metas de produção à sustentabilidade ambiental. Em 12 anos os pecuaristas do Estado conseguiram aumentar em 39% a produtividade por hectare, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A conquista pode representar o início de uma revolução nos currais.

O esforço desencadeado em Mato Grosso para aumentar a produtividade é também uma tendência nacional. Um estudo recente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aponta que a evolução na produção evitou o desmatamento em uma área de 420 milhões de hectares na região da Amazônia nos últimos 20 anos e que as novas áreas abertas só incrementaram a produção em 21%. A instituição federal comprovou que o crescimento do rebanho no país é devido ao aumento da produtividade em 79% desde 1950.

Enquanto em 1996 criava-se 0,72 unidade animal por hectare (UA), o índice saltou para 1,0 em 2008. Em pouco mais de uma década, a mesma pastagem passou a abrigar uma quantidade superior de bovinos. Isso permitiu que o rebanho estadual aumentasse em 66% no período, sem forçar a abertura de novas áreas na mesma proporção. O espaço físico ocupado por pastos no Estado cresceu apenas 18% entre os anos, de acordo com Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), que está finalizando um estudo com projeções de área preservada até 2010.

O rebanho bovino ganhou 10,29 milhões de cabeças, alcançando a marca de 25,86 milhões em 2008. Já as pastagens, que ocupavam 21,74 milhões de hectares, cresceram para 25,78 milhões. O ganho em produtividade, que evita o desmatamento, é uma tendência já consolidada na agricultura e agora se firma também como caminho irreversível para a sobrevivência e expansão da pecuária de produção em larga escala.

“Ainda que o avanço da taxa de lotação dos pastos pareça pequeno, esse ganho em produtividade representa uma grande evolução”, aponta o analista de Conjuntura do Imea, Daniel Latorraca.

Mais do que uma iniciativa individual, o setor da agropecuária enxergou na modernização dos pastos a solução para um problema coletivo do segmento: atender à demanda do mercado mundial sem intensificar a devastação da floresta amazônica. O melhoramento genético do rebanho se mostrou uma ferramenta eficaz no processo de adoção de tecnologia.

“A inseminação artificial ajuda e permite a escolha dos melhores touros para a reprodução. Animais de qualidade precisam de pouca alimentação para engorda em menor espaço de tempo. A média de ganho de peso é crescente na pecuária. Isso é fruto da genética”, explica o zootecnista, Maurício Delai. Ele frisa que com a evolução dos genes, os animais chegam a ganhar diariamente até 300 gramas a mais do que há 10 anos.

A intensificação na adoção de técnicas de confinamento e semiconfinamento, o investimento em pastagens melhoradas, a alternância com a agricultura, o uso de suplementos e de sal mineral também fazem parte da ofensiva pela produtividade nos pastos. O acompanhamento sanitário dos animais, com o controle de doenças como a febre aftosa, tuberculose e brucelose, por meio da vacinação fiscalizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) também tem influência determinante no processo.

As informações são do Diário de Cuiabá, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Jose Eduardo da Silva disse:

    O governo deveria instituir um programaque beneficie o aumento da produtiuvidade em troca de menores imposto , com isto estimularia o aumento de produtos e mmenor desmatamdento e maior aproveitamento das terras .vc ja pensou em produzir 10 toneladas de grão por ha. o brazil pode , mas vc não tenhe nehum incentivo, enguanto isto ,em um ha se produz 10, em outros quem não tenhe competencia produz 4, precisa de 2,5 ha a mais , ja pensou.é preciso que os presidente de associaçoes abrace esta ideia e deixa o codigo florestal de lado, deixa os grafinos de gravata ficar falando sosinho vamos tomar con ta de nossa cozinha.

  2. Jose Eduardo da Silva disse:

    hoje , ja conseguimos num ano um giro de 6.500 garrotes de 12@ , em  1000ha.,somente com uma implantação de 100ha. irrigados de tiffiton.ninguem segura este país,não aplicanos nem 10% das tecnologias disponiveis no mercado, simplismente por  que poucos fazendeiros são empresarios, muitos ainda são fazendeiros mresmo.todos precisam de consultorias, é preciso fazer yma reengenharia no setor rural.

plugins premium WordPress