Sistema eletrônico que agiliza exportação supera 100 mil registros
27 de agosto de 2018
Após escândalo, JBS se torna ‘queridinha’ no mercado de dívida
27 de agosto de 2018

IICA destaca potencial de cooperação agrícola entre Brasil e Argentina

O Brasil e a Argentina estão dispostos a aumentar sua cooperação agrícola com o restante da América Latina, segundo Jorge Werthein, assessor especial do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Em visita nesta semana a Brasília, onde se encontrou com os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Alberto Beltrame (Desenvolvimento Social), Werthein enfatizou ter recebido manifestações de “vontade política” do governo brasileiro em se engajar nos projetos de cooperação com países latino-americanos de menor conhecimento na área agrícola. A mesma mensagem lhe foi transmitida por auxiliares do presidente Mauricio Macri na Argentina.

“O potencial que têm Brasil e Argentina para a cooperação Sul-Sul é enorme. O conhecimento disponível em ambos países para apoiar países com menor nível de desenvolvimento faz com que essa parceria seja de extrema importância”, disse o assessor, enviado pelo diretor-geral do IICA, Manuel Otero. Segundo ele, a entidade regional está buscando mudar a “forma tradicional” de cooperação técnica e responder mais rapidamente às necessidades de cada país.

Oportunidades de parcerias em áreas relacionadas à inovação foram discutidas entre o IICA e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Entre 31 de agosto e 2 de setembro, o IICA apoiará institucionalmente o “Hacking Drones”, que tem o objetivo de fomentar ideias inovadoras do mercado de drones, inclusive no campo – com palestras de especialistas da área, mentorias e networking.

“Somos um organismo de cooperação técnica multilateral com escritórios em 34 países”, afirmou Werthein. “Entre as novas diretrizes do IICA está o novo olhar sobre a gestão do conhecimento, que se resume em identificar onde ele se encontra, conectar esse conhecimento e coordenar sua transferência entre as regiões em que operamos, nas Américas e no Caribe”.

Fundado em 1942, o IICA é ligado à Organização dos Estados Americanos (OEA) e tem como objetivo a promoção do desenvolvimento agrícola na região, por meio da cooperação técnica. Além de conversas com Padilha e com Beltrame, o assessor especial encontrou-se com altos funcionários do Ministério da Agricultura e diretores da Embrapa.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress