Câmbio e demanda externa pressionam alimentos, que pesam em preços ao produtor
27 de novembro de 2020
Produtos agropecuários respondem por 21% da movimentação dos portos brasileiros
27 de novembro de 2020

IGC reduz estimativa para a produção globalde grãos em 2020/21

O Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês) reduziu em 7 milhões de toneladas sua estimativa para a produção global de grãos e cereais em 2020/21, para 2,22 bilhões de toneladas.

O principal ajuste ocorreu na produção de milho, agora estimada em 1,15 bilhão, ante 1,16 bilhão no mês passado. Segundo o IGC, a redução derivou de cortes nas projeções para a colheita na União Europeia, na Ucrânia e nos EUA.

No caso da soja, houve ajuste para baixo de 5 milhões de toneladas, para 365 milhões, principalmente devido a uma redução prevista nos EUA. Ainda assim, a colheita mundial deverá ser 8% maior que a de 2019/20.

O IGC cortou, ainda, sua estimativa para a produção global de arroz em 1 milhão de toneladas, para 503 milhões, e elevou, também em 1 milhão de toneladas, a perspectiva para o trigo, para 765 milhões de toneladas.

A previsão para o consumo de todos os grãos e cereais foi cortada em 2 milhões de toneladas, para 2,221 bilhões. E a projeção para os estoques mundiais voltou a cair, para 616 milhões de toneladas.

“Em grande parte por causa da percepção de embarques de milho mais altos do que os anteriormente projetados, a previsão para o comércio mundial de grãos (julho/junho) foi impulsionada em 6 milhões toneladas, para um recorde de 409 milhões”, disse o IGC, no relatório que acompanhou a divulgação dos novos números.

“A previsão para as importações de milho pela China é elevada, mas há quedas para a UE e o México”, completou a entidade.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress