Análise semanal – 31/05/2006
31 de maio de 2006
Aus-Meat e Brasil Certificação aprovam frigorífico
2 de junho de 2006

IBGE: PIB cresce 1,4% no trimestre

A economia brasileira acelerou no primeiro trimestre de 2006, puxada pela indústria e pela demanda interna, com forte desempenho dos investimentos e continuidade do crescimento do consumo das famílias.

O Produto Interno Bruto (PIB), a soma de toda a produção do País, cresceu 1,4% de janeiro a março de 2006, na comparação com o trimestre anterior, livre de influências sazonais. Foi o melhor desempenho em um ano e meio. Em termos anualizados, a taxa corresponde a 5,7%.

O setor externo, que vem tendo uma influência positiva no PIB brasileiro desde 2001, contribuiu negativamente para a economia no primeiro trimestre de 2006. As importações, que cresceram 15,9% em relação ao mesmo período de 2005, tiveram uma expansão maior do que as exportações, que aumentaram 9,3%. Na comparação com o trimestre anterior, em termos dessazonalizados, as importações cresceram 11,6% e as exportações 3,9%.

A redução dos juros, na esteira do afrouxamento monetário praticado pelo Banco Central desde setembro de 2005, foi decisiva para o bom resultado do primeiro trimestre. Segundo Rebeca Palis, gerente de Contas Nacionais do IBGE, “a queda da taxa de juros influenciou positivamente quase tudo”.

O consumo das famílias, responsável por 55% do PIB, aumentou 0,5% no primeiro trimestre, em relação ao trimestre anterior, com dessazonalização. O resultado, que ficou aquém dos investimentos e do consumo do governo (1%) foi considerado razoável. A agricultura voltou a decepcionar, e recuou 0,5% ante o mesmo período de 2005.

As informações são de Fernando Dantas para o jornal O Estado de São Paulo.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress