Segundo a Estatística da Produção Pecuária do IBGE, o 3º trimestre de 2009 registrou o abate de 7,213 milhões de cabeças de bovinos. O aumento no número de animais abatidos tanto na comparação com o mesmo trimestre de 2008 (1,0%) quanto com o 2° trimestre (4,6%) sustentam a expectativa de início de recuperação do setor de abate de bovinos, iniciada no trimestre anterior. O aumento de animais abatidos decorre principalmente do aumento do consumo no mercado interno.
No 3º trimestre, grandes grupos frigoríficos arrendaram e voltaram a operar plantas que foram fechadas por conta da crise internacional, principalmente nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Segundo o Cepea/Esalq, o indicador de preços do boi gordo iniciou o período em leve queda, que se acentuou em agosto. Apenas na segunda quinzena de setembro houve recuperação – parcial – dos preços.
Em termos de peso de carcaças, registrou-se 1,728 milhão de toneladas, altas de 3,3% e de 6,2%, respectivamente, em relação ao 3º trimestre de 2008 e 2º trimestre de 2009. Mato Grosso é o principal estado brasileiro em volume de abate, com 15,4% da produção nacional; seguido por São Paulo (12,2%) e Mato Grosso do Sul (10,9%).
Gráficos 1. Total de bovinos abatidos por trimestre
Couro
No 3º trimestre houve a aquisição de 9,121 mil peças de couro inteiro de bovino, elevação tanto em relação ao 3º trimestre de 2008 (+5,2%) quanto ao trimestre anterior (+11,8%). A principal origem do produto foram os matadouros frigoríficos (61,0%). Juntos, São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul adquiriram 58,1% do total nacional.
Quanto ao couro efetivamente curtido pelos estabelecimentos (8,867 milhões de unidades), observou-se aumento de 3,9% em relação ao 3º trimestre de 2008 e de 10,2% em relação ao trimestre anterior. Todo o couro adquirido no decorrer do ano de 2009 foi de origem nacional. Apesar dos comentários relativos a crise no setor, a aquisição do produto mantém ritmo crescente desde abril.
As informações são do IBGE, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.
This post was published on 17 de dezembro de 2009
Se você quer… 📍 Ter uma fazenda com mais lucro, satisfação, reconhecimento com mais harmonia.… Read More
O Instituto Nacional de Carnes (INAC) do Uruguai está explorando a possibilidade de facilitar exportações… Read More
Os Estados Unidos deverão discutir em breve um projeto de lei para impedir que o… Read More
Pela primeira vez os suíços vão votar sobre um acordo comercial. A consulta popular a… Read More
O rastreamento dos fornecedores indiretos de gado dos frigoríficos para zerar o desmatamento nessa parcela… Read More
Uma nova cepa do vírus causador da peste suína africana (ASF) identificada na China tem… Read More