Copa do Mundo impulsiona demanda por carne suína em junho, diz Cepea
23 de junho de 2014
Mercado futuro do boi gordo – 20-06-2014
23 de junho de 2014

Holanda: maior exportadora de alimentos do mundo

Por José Luiz Tejon Megido, Diretor Vice Presidente de Comunicação do Conselho Cientifico para a Agricultura Sustentável (CCAS).  

Sucesso na Copa do futebol foi a Holanda, dando de 5 X 1 na campeã do mundo Espanha e de virada venceu a Austrália por 3 x 2. E no agronegócio a Holanda é a segunda maior exportadora de alimentos do mundo. Fica somente atrás dos Estados Unidos, e ainda na frente do Brasil, vendendo cerca de 76 bilhões de euros por ano.

Holanda tem apenas 33.800 quilômetros quadrados de território com 17 milhões de habitantes. Na logística dá um show com o porto de Roterdã, 40 km de porto, o maior da Europa e o quarto maior do mundo.

A Holanda se caracteriza por produzir e vender produtos de alto valor agregado. Flores e plantas ornamentais, são os maiores em batatas, em cebolas, exportam ¼ dos tomates do mundo, altíssima qualidade em hortaliças, frutas, queijos, lácteos.

Tem uma produtividade no agronegócio cinco vezes superior do que a média da Europa, são líderes em máquinas para processamento de alimentos, e contam com o segundo maior investimento mundial em pesquisa para o agronegócio. A universidade de Wageningen é reconhecidamente um dos principais centros de estudos do planeta.

Ou seja, país pequeno, cheio de diques, inflação de 1,8% ao ano, um dos 10 melhores países para se viver no planeta e ainda ganha de nós, os brasileiros, no movimento sofisticado do seu setor de agroalimentação, além de um extraordinário modelo de cooperativas.

São grandes no agronegócio, um modelo de logística, qualidade e organização, mas no futebol, dá mais Brasil.

Sobre o CCAS

O Conselho Científico para Agricultura Sustentável- CCAS é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça.

Por José Luiz Tejon Megido, Diretor Vice Presidente de Comunicação do Conselho Cientifico para a Agricultura Sustentável (CCAS).

1 Comment

  1. WALDO FRANCISCO ESTEVES JUNIOR disse:

    É realmente difícil de entender, como o Brasil ainda não desenvolveu a ponto de ser o maior país do mundo em exportação de alimentos. Com tanta terra produtiva para isto ainda vem a passos lentos, e a Holanda com tão pouco terra tem uma super organização, a minha vontade é de ir morar na Holanda, considerado o melhor país para se viver e trabalhar, e como faço agronegócio estarei bem lá com certeza.

plugins premium WordPress