Atacado – 16-04-14
17 de abril de 2014
Quem ainda não adota práticas de manejo racional não contabiliza o que perde – Lizie Buss [Prêmio BeefPoint Bem-estar Animal]
21 de abril de 2014

Hoje nossos vaqueiros não saberiam ou aceitariam trabalhar de outra forma, que não fosse utilizando o manejo racional – Arnaldo Eijsink [Prêmio BeefPoint Bem-estar Animal]

BeefPoint realizará um grande evento – BeefSummit Bem-estar Animal -,  no dia 8 de maio de 2014, no Centro de Convenções do Ribeirão Shopping, na cidade de Ribeirão Preto/SP.

O evento terá a participação especial de Temple Grandin – pesquisadora que é referência mundial em bem-estar animal. Além de palestras inovadoras, com o Prof. Mateus Paranhos da Costa e pecuaristas que são referência nas práticas de bem-estar animal no Brasil.

Estes profissionais irão compartilhar casos de sucesso e aprendizados nesta área que cresce, a cada dia, dentro da cadeia produtiva da carne. E para fechar o dia com chave de ouro realizaremos a entrega do Prêmio BeefPoint 2014 – Edição Bem-estar Animal, que irá homenagear pecuaristas, profissionais, vaqueiros e pesquisadores que são referência em bem-estar no Brasil.

O público escolherá por meio de votação online, o vencedor de cada categoria. Assim, para você – leitor BeefPoint -, conhecer melhor os indicados, nós preparamos uma entrevista com cada um deles!

Conheça Arnaldo Johannes Jozef Eijsink, finalista na categoria Produtor Referência em Bem-estar Animal.

Captura de Tela 2014-04-16 às 11.28.13Foto de Leonardo Rodrigues/Valor.

Arnaldo Johannes Jozef Eijsink, reside em Holambra/SP, é engenheiro agrônomo, sempre trabalhou com pecuária de corte ciclo completo e atua como diretor do Grupo JD em Mato Grosso.

Seu trabalho se destaca pela inovação através de certificações como o Rainforest, sua busca pela diferenciação do produto no mercado e sua preocupação com o bem-estar animal.

Seus hobbies preferidos são: cavalgar e colecionar tratores e carros antigos, além de ler diversos livros sobre gestão.

BeefPoint: O que você implementou de diferente em sua propriedade, que levou você a ser um dos finalistas do Prêmio BeefPoint Edição Bem-estar Animal?

Arnaldo Eijsink: Venho trabalhando a mais de 20 anos, focado no bem-estar animal, tanto nas fazendas do Mato Grosso, como no projeto de compras de animais para abate do Programa Carrefour, onde com apoio do professor Mateus Paranhos, implementamos no desenvolvimento de certificação do Grupo Carrefour, o selo ” Garantia de Origem ” no setor pecuário.

Esse selo envolve desde o treinamento dos motoristas com carga de animais vivos ao relacionamento com pecuaristas e frigoríficos, até o abate propriamente dito. Assim, houve muitos ganhos nesta cadeia para o consumidor final como nos rendimentos para o pecuarista e frigoríficos.

Não podemos nos esquecer do envolvimento da Beckhauser , fábrica de troncos e hoje de outras ferramentas, para o bem-estar animal.

Além do mais, até o momento, fazemos inovações a cada período com objetivo de melhoras de rendimento e bem-estar animal e é impressionante como podemos ainda melhorar e ter ganhos com a adoção de boas práticas de manejo.

BeefPoint: Por favor, conte sobre o trabalho que vem desenvolvendo na área de bovinocultura de corte e bem-estar animal na sua propriedade.

Arnaldo Eijsink: Atualmente temos a certificação Rainforest, que tem como um dos pontos do tripé, o bem-estar animal. Temos trabalhado tanto a nível de campo, com a nível de sombreamento alto, como a nível de melhoria dos currais com automação e uso de mão de obra reduzido e muito mais satisfeito. Importante ressaltar que no programa genético trabalhamos forte com a seleção de animais de melhor temperamento, o que vem a somar no nosso programa de bem-estar animal.

Captura de Tela 2014-04-16 às 11.28.30

Como comentado anteriormente, um trabalho muito importante na automação do manuseio no curral, a cada ano com mais intensidade, é por meio do trabalho em parceria e orientação do professor Mateus Paranhos e a Beckhauser .

BeefPoint: Quais técnicas/práticas você desempenha em sua fazenda que resultou em bons resultados, quando o tema é bem-estar animal?

Arnaldo Eijsink: Trabalho forte com os colaboradores, vaqueiros e capatazes de cada fazenda, para que tenham uma boa formação e aprendizados quanto ao bem-estar deles e dos animais.

Diversos cursos e reciclagem são feitos de forma constante e tem contribuído para com o resultado e posição atual da nossa fazenda. Inclusive também, a doma da tropa – pelo sistema de Doma Racional -, tem contribuído muito para a cultura do bem-estar animal! 

BeefPoint: Conte pra nós qual a aceitabilidade de sua equipe quanto às técnicas de bem-estar animal? Como é feito o treinamento de seus funcionários?

Arnaldo Eijsink: Muito bem aceito e incorporado. Hoje, eles não saberiam ou aceitariam trabalhar de outra forma! Assim são os maiores contribuintes para evolução interna e forte interferência com dados para inovação na reciclagem anual do curso.

BeefPoint: Por que decidiu adotar medidas de bem-estar animal em sua propriedade? Teve o apoio de alguma empresa e/ou profissional da área?

Arnaldo Eijsink: O baixo rendimento e acusação de perda na cadeia era muito grande, antes da adoção das boas práticas de manejo. Por outro lado, sabíamos que existia uma oportunidade de fazer diferente e ganhar melhores resultados financeiros. Assim, buscamos apoio nas universidades, neste caso com a UNESP – Campus de Jaboticabal/SP e com o professor Mateus Paranhos.

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

Arnaldo Eijsink: Acho que se acertamos algo, foi errando. Até hoje vejo que investimentos de 5 anos atrás são superados e tem uma melhor solução.

BeefPoint: Qual inovação e/ou novidade no setor você mais gostou dos últimos anos?

Arnaldo Eijsink: Nos últimos anos foi na genética e nas alterações de formatos de curral e automação dos mesmos.

BeefPoint: Quais seus planos para 2014?

Arnaldo Eijsink: Melhorar a automação do curral e equipamentos para fechar/abrir as porteiras antes do brete, pois depois do brete já temos tudo fluindo bem!

BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária brasileira hoje?

Arnaldo Eijsink: Entender que produzimos carne e não boi.

BeefPoint: Qual o exemplo de profissional dessa área você mais admira?

Arnaldo Eijsink: Meus colaboradores de campo, após a incorporação do conceito!

BeefPoint: Qual seu recado para os pecuaristas?

Arnaldo Eijsink: Focar na produção de carne. Tem muito espaço para ganhar e uma forma importante de buscar otimizar seus resultados é por meio do bem-estar animal.

Captura de Tela 2014-04-16 às 11.28.22

Confira outra entrevista do Arnaldo Eijsink no BeefPoint:

Arnaldo Eijsink: no confinamento, o mais importante é analisar os indicadores diariamente e manter a equipe motivada

Conheça melhor o BeefSummit Bem-Estar Animal!

555x90-Bem-estar

Prêmio BeefPoint 2014 – Edição Bem-estar Animal – Vote agora em quem é referência no Brasil!

450x90

Quer ganhar um convite? Participe da promoção de fotos BeefSummit Bem-estar Animal!

CONCURSO-DE-FOTOS---555X90

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress