Marfrig respeita decisão de não demitir, mas mantém fábrica fechada no RS
4 de janeiro de 2017
Mapa cria grupo para propor organização do Sistema Nacional de Emergências Agropecuárias
4 de janeiro de 2017

Grupo do Brasil não completa cota de exportação de carne bovina para EUA

O Brasil não tem uma cota específica como Austrália, Argentina e Uruguai, para exportar carne fresca bovina para os Estados Unidos, mas está incluído em um grupo denominado “outros”, onde estão listados vários países. Esse grupo completou apenas 76,5% da cota que tinha direito de exportações para os Estados Unidos no ano passado.

O volume liberado pelos Estados Unidos com taxas favoráveis de importação para esse grupo é de 64,8 mil toneladas. Desse volume, apenas 49,6 mil toneladas foram enviadas para o mercado norte-americano no ano passado. O volume que supera as cotas tem tarifas mais elevadas de importação.

A Austrália, que tem uma cota de 378 mil toneladas, exportou 418 mil toneladas em 2015. No mesmo período, o Uruguai enviou 39 mil toneladas, apesar de ter uma cota de 20 mil toneladas.

A Argentina, com uma cota de 20 mil toneladas, há muitos anos não exporta para o mercado norte-americano, podendo retomar o comércio neste ano.

A notícia de que os países pertencentes ao grupo do Brasil não têm carne suficiente para completar a cota pode significar uma abertura maior do mercado dos EUA para os brasileiros.

No entanto, até 2013, os Estados Unidos tinham saldo positivo na balança comercial de carne bovina. A partir de 2014, sentiram os efeitos da redução do rebanho e da seca dos anos anteriores. O resultado foi uma escassez de carne.

A partir deste ano, a oferta interna de carnes melhorará. Os dados divulgados na semana passada pelo Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) indicam que novembro foi um período recorde de produção, com 2,04 milhões de toneladas de carne vermelha produzidas, atingindo 20,9 milhões de janeiro a novembro, 4% mais do que em igual período anterior.

Fonte: Folha de São Paulo, resumida e adaptada pels Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress