Brasil e China têm que combater protecionismo, diz ministro chinês
21 de maio de 2021
Carne: embaixador da Argentina diz que exportação deve ser retomada
21 de maio de 2021

‘Greve da carne’ na Argentina poderá ser estendida aos grãos

O presidente da Confederação Rural Argentina (CRA), Jorge Chemes, afirmou ao jornal “La Nacion” que, se as restrições às exportações de carne bovina forem mantidas pelo governo, na segunda ou na terça-feira da semana que vem interromperão os embarques de grãos. De hoje até o dia 28, a Mesa de Enlace, que reúne as principais entidades agrícolas do país, decidiu paralisar a comercialização de gado no mercado doméstico.

“Há muitos produtores rurais e pecuaristas que pedem a adesão dos produtores de grãos. Não temos nenhum problema em fazer isso”, disse Chemes ao jornal, afirmando que o diálogo com o segmento de grãos está em curso.

O governo de Alberto Fernández bloqueou as exportações argentinas de carne bovina por 30 dias, exceto no caso de algumas cotas específicas como a Hilton, de cortes nobres destinados à União Europeia.

“Caso o governo não reverta a decisão, mais setores serão incorporados à medida de força”, acrescentou o representante do agronegócio.

A Mesa de Enlace aguarda os resultados da reunião que ocorrerá amanhã entre Matías Kulfas, Ministro do Desenvolvimento Produtivo, e membros do Conselho Agroindustrial Argentino (CAA) e da cadeia da carne.

“Propomos que a partir de segunda-feira (a greve) seja estendida à comercialização de grãos”, disse ao “La Nacion” Horacio Salaverri, presidente da Confederação das Associações Rurais de Buenos Aires e La Pampa (Carbap).

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress