Escala de abates da JBS tem forte queda
6 de junho de 2017
[VÍDEO] Equipe da BuzzFeed experimentou o The Impossible Burger. Confira suas reações!
6 de junho de 2017

Greenpeace deixa pacto firmado com frigoríficos

O recém-revelado esquema de corrupção envolvendo a JBS levou o Greenpeace a anunciar um “divórcio” por tempo indeterminado com o frigorífico brasileiro. O grupo ambientalista irá anunciar oficialmente nesta semana a sua saída do Compromisso Público da Pecuária na Amazônia, assumido oito anos atrás com redes varejistas, Ministério Público Federal e os frigoríficos JBS, Marfrig e Minerva.

Em 2009, JBS, Marfrig e Minerva – que representam hoje cerca de 70% de todo gado bovino abatido no bioma Amazônia -, assumiram compromisso público de não negociarem carne e couro com fazendas envolvidas em desmatamento, uso de trabalho escravo ou invasão de terras indígenas e áreas protegidas.

As empresas firmaram também um termo de referência, no qual se comprometeram, com base nos mesmos critérios, a auditar e publicar a cada ano o resultado do esforço contra o desmatamento.

A ONG afirmou que, embora continue a acreditar que acordos de mercado possam ser uma ferramenta eficiente de controle para cadeias produtivas críticas na Amazônia, a efetividade do compromisso ficou comprometida.

O Greenpeace afirmou que continuará a denunciar e a expor os responsáveis pelo aumento do desmatamento relacionado com a pecuária na Amazônia e espera que, num futuro próximo, sejam restabelecidas as condições para retomar as dinâmicas de acompanhamento do compromisso.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress