Demanda ultrapassa oferta de carne bovina no Reino Unido
20 de outubro de 2015
Inseminação vence barreiras e registra alta este ano
20 de outubro de 2015

Governo se mostra otimista com adesão ao CAR

O Ministério do Meio Ambiente contabiliza quase 240 milhões de hectares inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e seus técnicos acreditam que até o dia cinco de maio de 2016, prazo final para inscrição, chegará muito perto do total de 398 milhões de hectares cadastráveis.

O CAR é obrigatório para os cerca de 5,4 milhões de estabelecimentos rurais do país e ajudará o governo a monitorar o uso do solo e a preservação de matas nativas em áreas protegidas, como determina o Código Florestal (Lei 12.651/2012). O cadastramento já passou de 60% da área total e o governo espera intensificar o ritmo com a adesão daqueles que deixaram para os últimos meses. O prazo original de inscrição venceu em maio último, mas foi prorrogado por mais um ano. Na avaliação de Raimundo Deusdará Filho, diretor do Serviço Florestal Brasileiro, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, apenas uma parcela pequena de propriedades deverá ficar de fora.

O condicionamento da liberação de financiamentos à adesão ao CAR é considerado um dos principais mecanismos para a adesão dos agricultores. A partir de 2017, cinco anos após a publicação do novo Código Florestal, os bancos só poderão conceder crédito rural para propriedades inscritas no CAR.

Fonte: Agro Olhar, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress