Ex-ministro Francisco Turra e ex-presidente da Fiat serão conselheiros da JBS
29 de outubro de 2021
Embargo chinês dificulta planejamento da pecuária para 2022
29 de outubro de 2021

Governo prorroga novamente contratos temporários de veterinários

O presidente Jair Bolsonaro editou nova Medida Provisória (MP) para prorrogar por mais dois anos os contratos temporários de 215 médicos veterinários que atuam na inspeção de frigoríficos no país. Os profissionais foram admitidos em 2017, em processo simplificado de contratação do Ministério da Agricultura.

O vínculo inicial terminaria em 2019 e já havia sido prorrogado para novembro de 2021. Com a nova prorrogação, serão seis anos em situação de “necessidade temporária de excepcional interesse público” para justificar a contratação temporária e não definitiva dos profissionais.

O Ministério da Agricultura cobra a realização de novos concursos públicos para suprir o déficit de mais de 1,6 mil auditores fiscais federais agropecuários, principalmente engenheiros agrônomos, para atuarem na Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). 

Os 215 médicos veterinários temporários atuam nas linhas de inspeção pré e pós-abate dos frigoríficos, atividade essencial para garantir a produção e exportação de carnes. A MP desta sexta-feira (1.073/2021) não informa a previsão orçamentária para a prorrogação. Em 2019, no primeiro alongamento dos contratos, o gasto estimado era de R$ 73,5 milhões.

Fonte: Valor Econômico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *