FAO eleva para 5,909 milhões número de animais eliminados por peste suína na Ásia
16 de setembro de 2019
Carne vegetal da Marfrig será exportada para Japão, China, EUA e Argentina
16 de setembro de 2019

Gestora Salic,maior acionistada Minerva Foods,trocapresidente

Maior acionista do frigorífico brasileiro Minerva Foods, a Saudi Agricultural and Livestock Investment Company (Salic), gestora ligada ao reino da Arábia Saudita, substituiu o presidente-executivo na segunda-feira. O saudita Sulaiman Al Rumaih assumiu o posto de Matt Jansen, que estava à frente da gestora desde abril de 2018.

As razões da saída de Jansen, que ficou apenas um ano e quatro meses na Salic, não ficaram claras. Em nota, a Salic informou apenas que o executivo deixou a gestora para buscar “novos desafios”. Seu substituto, no entanto, é mais ligado ao reino. Al Rumaih comandou o conglomerado saudita Tamimi e a estatal saudita de eletricidade SEC.

No período em que ficou à frente da Salic, Jansen participou do aumento de capital privado de cerca de R$ 1 bilhão na Minerva. Foi por meio dessa operação, feita para reduzir as elevadas dívidas da empresa brasileira, que a Salic se tornou a principal acionista da companhia, com 32,9% superando a fatia da família Vilella de Queiroz. Nos últimos meses, a Salic também despontou como uma das principais interessadas nos ativos da BRF no Oriente Médio.

Em julho, Jansen conversou com o Valor sobre a estratégia da Salic. “Três pilares norteiam nossos investimentos: proteína animal, fazendas e cadeia de suprimento.

E não adianta termos apenas bons retornos financeiros. Temos responsabilidades sobre as questões de segurança alimentar da Arábia Saudita”, disse o executivo na ocasião.

Na ocasião, o americano, que fez carreira na trading agrícola americana Archer Daniel Midlands (ADM) e teve curta passagem pela estatal chinesa Cofco, descartou a possibilidade de fechar o capital da Minerva, que chegou a ser aventada no último ano.

Ao Valor, Jansen também reiterou a intenção da Salic de participar da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Athena, subsidiária da Minerva, na bolsa do Chile. A Athena reúne dos negócios da Minerva na América do Sul (excluindo Brasil).

Na Minerva, Jansen exercia a função de vice-presidente do conselho de administração.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress