Um dos maiores desafios da pecuária atual é a competição financeira com outras atividades do agronegócio [Maria José Scalzilli]
9 de janeiro de 2014
MAPA otimista com abertura de novos mercados para carne bovina brasileira
9 de janeiro de 2014

Gestão é a “pedra no sapato” de todas as áreas, e não poderia ser diferente em pastagens [Josmar Almeida]

O BeefPoint lançou seu prêmio mais importante do ano para reconhecer e celebrar quem faz a diferença na pecuária de corte brasileira.

Nosso trabalho é focado em 3 pilares: conhecimento, relacionamento e inspiração. Tudo isso com foco em uma pecuária mais moderna, lucrativa e eficiente. Realizar um prêmio que seja uma festa e uma homenagem a essas pessoas especiais da pecuária de corte é a melhor maneira que encontramos para trazer inspiração a todos os envolvidos na cadeia da carne. Celebrar e destacar os bons exemplos é o caminho que encontramos e por isso estamos fazendo o Prêmio BeefPoint Brasil 2013.

A premiação ocorreu durante nosso maior evento de 2013, o BeefSummit Brasil, que reuniu mais de 1.000 pessoas em Ribeirão Preto, SP, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2013.

A cerimônia de entrega dos prêmios e divulgação dos ganhadores foi no final do dia 10 de dezembro, após as palestras e antes do coquetel com Chopp Pinguim e degustação de carnes especiais.

Para conhecer melhor os finalistas de cada categoria, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com cada um deles.

Confira abaixo a entrevista com Josmar Almeida Junior, um dos finalistas do Prêmio BeefPoint Brasil na categoria Consultor – Profissional de Campo.

_2DE7123

Zootecnista com mestrado em produção animal na área de forragicultura pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É considerado uma pessoa determinada em conduzir a pecuária de corte de maneira profissional. Atua há 11 anos na prestação de serviços nas áreas de gestão de pastagens e sistemas de produção animal à pasto, atendendo as regiões do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária de corte do Brasil hoje?

Josmar Almeida: Aumento da produtividade à pasto e agregação de valor ao produto: a carne.

BeefPoint: O que o setor poderia / deveria fazer para aumentar sua competitividade no Brasil?

Josmar Almeida: Profissionalização das entidades representativas, para um maior fortalecimento do setor produtivo junto a entidades governamentais. Devemos ser respeitados tal como o setor automobilístico. Iniciativas de entidades como Acrimat e Famasul são exemplares, entretanto merecem maior apoio da classe produtora. Eventos como BeefSummit Brasil são fundamentais para este processo, pois congrega e gera transparência a todos os elos da cadeia.

BeefPoint: Você poderia nos contar sobre os acertos? O que fez e deu certo em sua carreira? Qual a sua maior realização?

Josmar Almeida: Acredito que meu maior acerto e consequentemente realização foi acreditar que podemos capacitar a mão de obra do campo em gestão de pastagens, comumente denominada como manejo de pastagens. Gestão é a “pedra no sapato” de todas as áreas, e não poderia ser diferente em pastagens.

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

Josmar Almeida: Entender que antes de qualquer negócio existem pessoas, e a minha habilidade em liderá-las pode não servir em diferentes e/ou determinados perfis.

BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?

Josmar Almeida: Análise constante do que foi previsto e do que foi realizado, que permite criarmos relações causa-efeito importantes no aumento da produtividade, com melhor relação custo x benefício.

BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?

Josmar Almeida: Intensificar o uso de ferramentas de qualidade total em gestão de pastagens.

BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?

Josmar Almeida: O setor produtivo deve entender que o jovem profissional de ciências agrárias não pode estar envolvido diretamente com o operacional. O aumento de produtividade não ocorre apenas com o aumento do uso de insumos, mas principalmente com o uso racional dos recursos existentes. Para que isto se concretize devemos proporcionar um ambiente empresarial e dinâmico nas propriedades, algo que esta geração irá apreciar e valorizar.

BeefPoint: Qual o exemplo de pecuarista do futuro do Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?

Josmar Almeida: Admiro o trabalho da Agropecuária CFM, pelo pionerismo e inovação na seleção à pasto.

BeefPoint: Em sua opinião, qual fazenda se destaca na pecuária hoje?

Josmar Almeida: Fazenda Córrego Azul, Agropecuária AH, em Brasilândia (MS).

BeefPoint: Por que você acha que foi finalista do Prêmio BeefPoint Brasil?

Josmar Almeida: Persistência em acreditar que devemos conduzir a pecuária de corte de maneira profissional. Gostaria de aproveitar para agradecer a todos que confiaram em mim.

BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas?

Josmar Almeida: Analisem sistematicamente e compare seus seus resultados produtivos, financeiros e econômicos. Não podemos subjulgar uma atividade que há várias gerações gera renda a várias famílias. Leiam e releiam o artigo “Pecuária, uma revolução no campo” do Maurício Palma Nogueira.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress