Mercado Físico da Vaca – 26/08/10
26 de agosto de 2010
Barra do Garças (MT) recebe etapa do Circuito Boi Verde
30 de agosto de 2010

Gestão de pessoas na pecuária

Os investimentos na estruturação e operação da fazenda e o planejamento estratégico do negócio serão desenvolvidos e executados por pessoas. Por isso, a gestão das fazendas produtoras de gado precisa ser adequada com uma nova abordagem dos funcionários das áreas administrativa, gerencial e operacional para garantir melhores resultados. Fazendo valer a "equação" que diz que bons funcionários geram bons resultados.

Todo projeto é desenvolvido e executado por pessoas! Bons funcionários geram bons resultados!

Os projetos na pecuária envolvem elevados montantes financeiros imobilizados em bens de produção, como: terra, máquinas e equipamentos. Além da grande mobilização em capital de giro do negócio para o custeio da compra de animais, pagamento de funcionários, pastagens, fertilizantes, alimentação do gado, manutenção das benfeitorias e máquinas, combustíveis, impostos, dentre outros.

Todos esses investimentos na estruturação e operação da fazenda e o planejamento estratégico do negócio serão desenvolvidos e executados por pessoas. Por isso, a gestão das fazendas produtoras de gado precisa ser adequada com uma nova abordagem dos funcionários das áreas administrativa, gerencial e operacional para garantir melhores resultados. Fazendo valer a “equação” que diz que bons funcionários geram bons resultados.

Para ter funcionários motivados e comprometidos com os objetivos da fazenda é preciso adotar ações dirigidas antes da contratação, na contratação, e durante o exercício das funções.

Antes da contratação é necessário desenvolver o plano dos recursos humanos a partir da definição das estruturas organizacional, funcional e processual da fazenda.

Na estrutura organizacional segmentam-se as áreas específicas de gestão e trabalho, além do nível hierárquico, determinando os cargos e as suas subordinações. A estrutura funcional está relacionada com as funções e atividades a serem desempenhadas por cada cargo. E por último, a estrutura processual trata de como as atividades serão realizadas.

A partir desse planejamento determina-se a política de remuneração. Essa é uma excelente ferramenta na gestão de pessoas, e tem o objetivo de tratar os assuntos de salário fixo, remuneração variável, benefícios e carreira. A vantagem dessa ferramenta é a definição clara da relação existente entre os salários e os cargos, trazendo como resultado o equilíbrio interno dos interesses e perspectivas, e ainda, um equilíbrio em relação ao ambiente externo à fazenda devido ajuste da realidade de mercado.

Após o processo de recrutamento e seleção, realiza-se a contratação. Nesse momento apresenta-se formalmente o cargo e as funções ao novo colaborador da fazenda.

Independente do cargo e do nível de escolaridade dos contratados, esse processo, além de profissionalizar o setor, é sinônimo de motivação aos funcionários, que têm a impressão de organização empresarial da fazenda.

Durante o processo de execução do trabalho, a gestão dos funcionários começa pelo repasse formal das tarefas de acordo com a periodicidade (diária, semanal, mensal, etc.), e tem seqüência com o controle dos resultados de cada tarefa. Isso garante o bom desempenho do trabalho, e, por conseguinte o resultado da fazenda. Além disso, para mantermos os colaboradores rurais motivados durante o exercício do trabalho da fazenda, podemos destacar os seguintes pontos:

1. Propósito e sentido do trabalho: o funcionário precisa sentir que o trabalho que está fazendo é importante e tem uma razão de ser. Tem que sentir a responsabilidade da função desempenhada, e de que forma ela encaixa no objetivo maior da fazenda;

2. Confiança e respeito: todo funcionário, independente do seu nível hierárquico, precisa ser tratado com respeito e confiança em todas as interações e circunstâncias;

3. Comunicação e informação: o funcionário tem o direito e deve ser estimulado a fazer perguntas e ouvir as respostas, mantendo-o informado dos aspectos do cargo e da função, e dos assuntos da administração e organização da empresa;

4. Reconhecimento: todo funcionário precisa ser reconhecido pelo esforço realizado. O que poderá ser feito por gestos ou palavras, em público e em particular;

5. Autonomia e flexibilidade: deve-se dar a oportunidade ao funcionário de determinar como melhor fazer o seu trabalho;

6. Envolvimento e encorajamento: devem-se envolver os funcionários nas decisões e encorajá-los a fazê-las, considerando suas opiniões sobre os processos do trabalho;
7. Aprendizagem e crescimento: oferecer oportunidades de aperfeiçoamento e capacitação para desempenharem melhor suas funções, aliando a isso gradativos graus de entusiasmo, responsabilidades e desafios.

Assim, estabelece-se um relacionamento harmônico e colaborativo entre os líderes e os liderados de forma a gerar o comprometimento necessário para atingir os resultados projetados e agregar valor econômico para a fazenda e valor social para as pessoas. Para tanto, é necessário atrair, contratar e reter colaboradores com as competências a seguir (quadro).

Competências para o colaborador da fazenda:


Fonte: Fleury, M. T. L, 2001.

Por tudo isso, que para ter êxito nos projetos pecuários é necessário aplicar na prática os conhecimentos da Gestão de Pessoas em nossas fazendas através das seguintes atitudes:
1. Adequar a abordagem dos funcionários à realidade empresarial de gestão;
2. Estruturar o Plano de Recursos Humanos;
3. Atrair, contratar e reter colaboradores competentes;
4. Motivar os colaboradores.

3 Comments

  1. Christiano Marcio da Silva disse:

    gostei muito desse site, voces realmente conhecem o produtor rural.

    voces estao de parabens.

  2. Miguel da Rocha Cavalcanti disse:

    Olá Christiano, muito obrigado! Abs, Miguel

  3. Alexson Pantaleao disse:

    Marcos Aurelio, muito gratificante sua orientação, sera que poderia me orientar ou indicar alguma literatura com dinamicas ou ferramentas que provoquem maior compreensão destas orientações para colaboradores(empregados) com pouco ou quase nenhuma instrução escolar. Agradeço a atenção e Parabens!!

plugins premium WordPress