Governo de SP anuncia investimento recorde em pesquisa agropecuária
28 de julho de 2021
China teria rejeitado habilitações de novos frigoríficos de carne bovina; MAPA nega informação
28 de julho de 2021

Geadas afetam café, cana, milho, hortaliças e pastagens paulistas

Em São Paulo, as lavouras de café ficaram entre as mais afetadas pelas geadas da última semana, mas também houve perdas nas plantações de cana, milho, hortaliças e pastagens, segundo levantamento da Federação de Agricultura e Pecuária (Faesp) do Estado, ao qual o Valor teve acesso. Os danos aos cafezais ocorreram em 10% a 20% das principais áreas de cultivo.

Embora as perdas causadas pelas geadas no Centro-Sul do Brasil ainda estejam sendo contabilizadas nos Estados – Minas Gerais e Paraná também tiveram prejuízos expressivos -, as baixas temperaturas no país levaram os preços do café arábica a um novo patamar nos mercados interno e externo. Ontem, os contratos do grão que vencem em setembro fecharam em baixa de 2,9% na bolsa de Nova York, a US$ 2,0175 por libra-peso, mas o declínio foi uma “trégua” – os investidores liquidaram posições para embolsar os lucros com a valorização da véspera, quando o café subiu quase 10%.

No Sudoeste Paulista e Médio Paranapanema, o milho safrinha sofreu perdas significativas. Nas plantações em fase de enchimento de grãos, estima-se quebra de produtividade em torno de 70%, informa a Faesp. Já nas lavouras em estágio mais avançado, a redução de potencial produtivo pode variar entre 20% e 30%.

Na cadeia do leite, que vive alta de custos de ração e sofre com a estiagem, estima-se quebra de produção entre 30% a 50% nos sistemas semi-intensivos na microrregião de Avaré, segundo o relatório da Faesp. O frio no Estado deverá ter, ainda, reflexos sobre a produção de carnes.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress