Empresas britânicas vão deixar de comprar soja de áreas desmatadas
10 de novembro de 2021
IBGE: Abate de bovinos cai 11,1% frente ao mesmo trimestre de 2020
11 de novembro de 2021

Frigoríficos têm como custear combate ao desmatamento, diz Fitch

As empresas de carnes têm flexibilidade financeira para cobrir os custos necessários para se adaptarem ao compromisso que diversos países, entre eles Brasil e Estados Unidos, assumiram de acabar com o desmatamento até 2030. Essa é a avaliação da agência de classificação de crédito Fitch Ratings, que divulgou um relatório sobre o tema.

Para a Fitch, ainda que seja difícil quantificar os efeitos de acabar com o desmatamento na oferta de gado, nos preços e nas margens, os efeitos de curto prazo são “provavelmente” neutros devido ao longo tempo que ainda há para implementação. Além disso, “baixa alavancagem [relação entre dívida e Ebitda] e maior flexibilidade financeira também vão mitigar os efeitos de crédito”, avaliou a agência.

A empresa lembrou que JBS, Marfrig e Minerva podem ter alguma proteção à compra de gado no Brasil devido à diversificação que operadores de fora do país asseguram. A Fitch também citou os investimentos que essas companhias estão fazendo em alimentos plant-based. 

E, enquanto as ações para combater o desmatamento podem ter baixo impacto financeiro sobre as empresas de carnes, a inação definitivamente pode trazer prejuízos. A Fitch recorda que já há casos de restrições comerciais relacionadas com questões sanitárias no Brasil, como o recente embargo da China após a confirmação de dois casos atípicos de “vaca louca”, e que alguns países europeus já propuseram banir importações de carne brasileira devido aos incêndios na Amazônia. 

As exportações de carne para a Europa representam cerca de 10% da divisão brasileira da Minerva, 6% da receita de exportação da JBS e 1% da receita da Marfrig. O principal destino é a Ásia. “Nós acreditamos que padrões ambientais elevados fortalecem o perfil de crédito dessas companhias”, defendeu a Fitch.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress