Foto Tour: Maior operação verticalmente integrada do mundo, na Rússia
23 de março de 2016
[VÍDEO] Os 4 compromissos Parte#4 Faça sempre o seu melhor – Sacadas AgroTalento
23 de março de 2016

Frigoríficos são citados em esquema de liberação de crédito do BNDES

O senador Delcídio Amaral (PT-MS) afirmou em seu depoimento aos procuradores, entre outras coisas, que José Carlos Bumlai, preso na operação Lava Jato, fazia lobby para empresas do setor frigorífico (JBS, Marfrig e Bertin) junto ao BNDES. Ele confirmou depoimento dado pelo próprio Bumlai de que pegou empréstimo no Banco Schahin para pagar dívidas do PT, entre elas com empresários da região de Santo André (SP) que estariam chantageando o partido, e que depois a Schahin foi compensada com um contrato de fornecimento na Petrobras.

Ele também aponta que tentou ajudar Bumlai em outro negócio, esse do Grupo Bertin, que tentava interceder junto à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para reduzir multas pelo grupo não ter cumprido contratos de construção de usinas. Delcídio afirma que conseguiu uma reunião com diretores da agência mais não sabe se o problema foi resolvido.

Em nota, a Marfrig disse que “José Carlos Bumlai jamais intermediou qualquer operação financeira entre o BNDES e a companhia” e que “o único relacionamento existente entre a Marfrig e o Sr. José Carlos Bumlai foi, no passado, de fornecimento de gado para a empresa”, que foi encerrado em 2006.

A JBS afirmou em nota que “o pecuarista [José Carlos Bumlai] nunca a representou, prestou serviços ou intermediou, de forma direta ou indireta, nenhuma operação junto ao BNDES, outras instituições financeiras ou qualquer órgão do setor público ou privado”. Segundo a empresa, “Bumlai consta no cadastro da JBS como fornecedor de gado, assim como outros mais de 70 mil pecuaristas, não tendo assim nenhuma relação adicional além dessa”.

O braço de participações do BNDES —BNDESpar— é acionista de JBS e Marfrig. O banco de fomento também foi acionista do grupo Bertin, incorporado pela JBS em 2009.

Fonte: Folha de São Paulo e Exame, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress