Proposta da UE de redistribuir a cota de carne sem hormônios pode criar tensão
19 de setembro de 2018
AgroTalento: eles têm um recado para você
19 de setembro de 2018

Frigoríficos russos atingem menor rentabilidade de todos os tempos

A rentabilidade média para processadores de carne na Rússia atingiu um dos seus níveis mais baixos de sempre, uma vez que a indústria se encontra entre os altos preços das matérias-primas e o fraco poder de compra dos consumidores.

Isso levou a União Nacional de Processadores de Carne (NUMP) a apelar a Alexey Gordeev, vice-primeiro-ministro da Rússia, solicitando que os varejistas sejam obrigados a aumentar os preços dos produtos de carne nas prateleiras.

“O motivo é o súbito salto nos preços de todas as carnes na Rússia em 2018. De janeiro a julho de 2018, os custos médios para carne suína aumentaram 30%, carne de frango, 35%, carne bovina doméstica, 10%, e carne bovina importada, 25%,” afirmou o NUMP.

“Embora o aumento de preço tenha sido antecipado, dada a situação econômica em nosso país, ninguém esperava que aumentassem simultaneamente e tão rápido, acima de todas as previsões e expectativas. Isso significa que a imagem real é pior do que todas as nossas previsões”, acrescentou o NUMP.

Enquanto isso, os preços de varejo para a maioria dos produtos de carne durante o mesmo período aumentaram apenas 2,5-3%, de acordo com o Ministério da Agricultura da Rússia. Os preços de varejo não estão subindo devido ao fraco poder de compra da população russa e, como resultado, os pagamentos para as plantas de processamento de carne também são estáveis.

Além disso, a demanda por salsichas e produtos semi-acabados caiu na Rússia nos últimos anos. De acordo com a GfK, estes diminuíram 3% no período de julho de 2017 a março de 2018. No total, os produtores de carne da Rússia produziram 1,9 milhão de toneladas de produtos semi-acabados e 1,3 milhão de salsichas durante o primeiro semestre de 2018, segundo estimativas do Serviço Estatístico do Estado Russo.

Nenhuma demanda realista

Embora Alexey Gordeev tenha ordenado que órgãos do governo investiguem o assunto, a maioria dos especialistas disse acreditar que nenhuma ação real para apoiar o processamento de carne seria tomada.

“A ideia de um regulamento governamental sobre os preços de compra dos varejistas para as carnes processadas não é realista”, disse Albert Davleyev, presidente da Agência de Consultoria Russa da Agrifood Strategies.

“Os preços de varejo da carne são extremamente sensíveis para os consumidores: qualquer aumento de preço pode causar uma desaceleração no volume de vendas e reduzir as margens dos varejistas. Muito provavelmente, eles prefeririam contratar os fornecedores que podem controlar seus custos de produção, usando sua própria base de recursos e oferecer preços estáveis ”.

Dada esta situação, é provável que os processadores independentes de carne continuem perdendo a batalha com os negócios de carne verticalmente integrados na Rússia.

“As margens para as empresas russas de processamento de carnes que não estão integradas às suas próprias fazendas e terceirizam a matéria-prima estão em declínio há muitos anos e, em muitos casos, isso levou à falência. Essas empresas não podem sustentar variações de preços e sofrem com a concorrência séria no varejo. As empresas verticalmente integradas se beneficiam consideravelmente da ausência de intermediários na cadeia de suprimentos, bem como controlam com precisão as especificações e a qualidade dos produtos ”, acrescentou Davleyev.

Fonte: GlobalMeatNews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress