Apesar do cenário turbulento e de incertezas que o Brasil está enfrentando devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19), o agronegócio continua trabalhando vigorosamente para garantir o abastecimento de alimentos na mesa dos brasileiros. São nas fazendas, associações de raças e indústrias frigoríficas que os responsáveis desses processos estão trabalhando unidos em prol de uma única missão: manter a cadeia produtiva em movimento e fornecer carne de qualidade com garantia de procedência.
Anita Caino, responsável por acompanhar e supervisionar todo o processo de certificação na unidade do Frigorífico Silva, em Santa Maria (RS), destaca a importância de continuar com o trabalho dentro da indústria. “Fazemos parte de um dos elos da cadeia produtiva da carne bovina e somos responsáveis por garantir que não falte alimento para as pessoas, por isso vamos seguir com o compromisso de produzir alimentos seguros e de qualidade”, afirma, acrescentando que a indústria está tomando todos os cuidados necessários e medidas preventivas para que a equipe consiga exercer as suas funções com total segurança. “Estamos recebendo todo o suporte do frigorífico, bem como da ABHB e esperamos que este tempo difícil passe e tudo se normalize”, completa.
Mauricio Marangoni, certificador no Frigorífico Verdi, localizado em Pouso Redondo (SC), conta que a situação por lá não é diferente. Apesar dos cuidados redobrados, a indústria segue mantendo seus abates diários para que o abastecimento de carnes seja contínuo. “Com certeza nossa saúde deve estar sempre em primeiro lugar, neste momento os cuidados são ainda maiores. Realizamos diariamente os procedimentos necessários para a nossa proteção antes de trabalhar. O Brasil vem passando por uma situação complicada, é de extrema importância mantermos o nosso ritmo para não reduzir ainda mais o fator econômico”, destaca.
O vice-presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Eduardo Eichenberg, reconhece o empenho de todos os envolvidos pela manutenção dos trabalhos, em especial dos certificadores do Programa Carne Pampa, que são as pessoas fundamentais neste processo para garantir toda a qualidade e diferenciação que esta carne tem. “Todo o processo começa nas fazendas, na genética, na criação e terminação desses animais que vão acabar no frigorífico e passam pelo rigoroso processo de certificação dos certificadores da ABHB que vão garantir a qualidade da carne que chega ao consumidor”, observa.
Eichenberg salienta também que as propriedades e os pecuaristas seguem trabalhando, a indústria continua processando a carne e na sequência o varejo garante que haja o fornecimento de alimento para toda a população. “Estamos passando por um momento difícil, com uma série de restrições, mas a garantia alimentar está assegurada. Estamos tomando as medidas necessárias para garantir aos colaboradores toda a segurança de modo que os trabalhos sigam acontecendo e a carne, principal fonte de proteína, esteja na mesa do brasileiro e dos mercados que compram o nosso produto”, ressalta.
Atualmente o Programa Carne Pampa da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), conta com sete técnicos certificadores. São eles: Anita Caino, Noemi Buenno, Gabriela Dias e Emeli Almeida, do Frigorífico Silva; Mauricio Marangoni, do Frigorífico Verdi; Gabriela Marcos, do El’Golli; e Andresa Pacheco, do Novicarnes.
Fonte: Jornal Dia a Dia.
This post was published on 17 de abril de 2020
Se você quer… 📍 Ter uma fazenda com mais lucro, satisfação, reconhecimento com mais harmonia.… Read More
O Instituto Nacional de Carnes (INAC) do Uruguai está explorando a possibilidade de facilitar exportações… Read More
Os Estados Unidos deverão discutir em breve um projeto de lei para impedir que o… Read More
Pela primeira vez os suíços vão votar sobre um acordo comercial. A consulta popular a… Read More
O rastreamento dos fornecedores indiretos de gado dos frigoríficos para zerar o desmatamento nessa parcela… Read More
Uma nova cepa do vírus causador da peste suína africana (ASF) identificada na China tem… Read More