Angus Beef Week terá agenda em São Paulo, Porto Alegre e Curitiba em 2019
31 de outubro de 2019
Balizador de Preços do Boi Gordo GPB – Boletim de 30-outubro-2019
31 de outubro de 2019

Frigoríficos dos EUA enfrentam outro processo antitruste

Os quatro maiores frigoríficos dos Estados Unidos enfrentam outro processo alegando violações antitruste, este movido por um distribuidor.

A Pacific Agri-Products Inc., com sede na Califórnia, entrou com uma ação no dia 16 de outubro acusando a Cargill Inc., JBS EUA, National Beef Packing e Tyson Foods, entre outros, de supostamente conspirarem para controlar os preços da carne bovina desde 2015. A ação foi instaurada no dia 8 de outubro no Tribunal Distrital do Distrito de Minnesota.

A Pacific Agri-Products, Inc., “distribuidores e exportadores de produtos alimentícios de qualidade”, alega que os réus “sinalizaram publicamente” sua intenção coletiva de reduzir os volumes de abate fechando ou mantendo ociosos os frigoríficos ou interrompendo os planos de expansão e que essas ações pressionavam artificialmente os preços da carne bovina à medida que os suprimentos foram posteriormente reduzidos.

A denúncia é a primeira de um distribuidor contra grandes frigoríficos dos EUA e é semelhante a acusações separadas feitas contra processadores de frango e porco no ano passado. Outras empresas citadas no processo incluem Swift Beef Co. e Marfrig Global Foods.

Para ilustrar como os frigoríficos reduzem a capacidade, a Pacific Agri-Products listou uma série de fechamentos e reduções operacionais da fábrica em sua reclamação.

– A Cargill desativou uma das principais fábricas de Plainview, TX, em 2013, uma instalação estimada em quase 4% de toda a capacidade da indústria de carne bovina dos EUA.
– Um mês depois, a Tyson reduziu a produção em uma de suas fábricas, apesar de informar aos acionistas que estava aumentando a produção para atender à crescente demanda
– Pouco tempo depois, a JBS comprou uma planta ociosa em Idaho, mas ainda não a abriu.
– Em 2014, a National Beef fechou uma fábrica na Califórnia e a Cargill fechou uma em Milwaukee.
– Em 2015, a JBS fechou seis fábricas e a Tyson fechou uma em Iowa.

Durante esse período, as empresas registraram preços historicamente altos, baixa produção e oferta adequada. “Coletivamente, esses fechamentos reduziram a capacidade anual de abate do setor em milhões de bovinos por ano”, diz a denúncia, resultando na subutilização da capacidade em declínio. A Pacific Agri-Products alega que os executivos das empresas de embalagem viram a redução da capacidade como uma ótima maneira de melhorar as margens.

A Pacific Agri-Products está processando por conta própria e de todos os indivíduos ou organizações que compraram carne bovina diretamente dos réus. Citando violações da Lei Sherman e da Lei Clayton, o demandante busca danos triplos, custos e honorários advocatícios para a classe e uma ordem proibindo “Réus e seus co-conspiradores” de violar ainda mais as leis antitruste.

Fonte: Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress