Nelore Brasil: Grande faturamento marca a 39ª da Expoinel (vídeo)
27 de outubro de 2010
Mercados Futuros – 28/10/10
29 de outubro de 2010

Frigorífico Mondelli investe em profissionalização

Depois de passar por inúmeros desafios desde 2005 - com a disseminação de casos de febre aftosa que resultaram em numeroso abate de bovinos em vários estados e passando pelos reflexos da crise econômica mundial de 2008 - os sócios do Frigorífico Mondelli decidiram alterar a gestão dos negócios e investir na profissionalização da estrutura da empresa implantando o modelo de governança corporativa. A fase de reestruturação está sendo oficialmente implantada nesta semana, comandada pelo agora diretor-presidente do frigorífico, Satoshi Fukuura.

Depois de passar por inúmeros desafios desde 2005 – com a disseminação de casos de febre aftosa que resultaram em numeroso abate de bovinos em vários estados e passando pelos reflexos da crise econômica mundial de 2008 – os sócios do Frigorífico Mondelli decidiram alterar a gestão dos negócios e investir na profissionalização da estrutura da empresa implantando o modelo de governança corporativa. A fase de reestruturação está sendo oficialmente implantada nesta semana, comandada pelo agora diretor-presidente do frigorífico, Satoshi Fukuura.

Com passagens por grandes empresas, Fukuura tem entre suas metas afinar a atuação do novo Conselho Administrativo e de Agropecuária, profissionalizar os negócios, adequar o trabalho da empresa aos novos hábitos do consumidor e fortalecer sua ligação com a comunidade local. “Nós vamos atuar para o fortalecimento da marca, preparando a empresa para um planejamento sustentável. Eu estou em Bauru há apenas três semanas, e quando completar o segundo mês do trabalho iniciado na empresa, vou apresentar aos sócios um planejamento estratégico que será seguido para que o Mondelli continue crescendo e, futuramente, amplie sua atuação no mercado”, destaca ele.

Ao lado dele, a nova diretoria executiva da empresa inclui o administrador de empresas Roberval Neres Santos (que foi executivo da Perdigão durante 23 anos) como diretor administrativo comercial, o economista Luiz Carlos de Souza Reis como diretor financeiro e o médico veterinário Gustavo Tabare Goyen Normey como diretor industrial. “São todos profissionais experientes no mercado e qualificados para participar da implantação deste novo modelo de gestão”, acrescenta o diretor-presidente.

Também faz parte das mudanças uma reestruturação societária. Dos seis núcleos familiares que participavam da administração da empresa, ficaram quatro. Dessa forma, passam a fazer parte do Conselho Administrativo os sócios Constantino, Antônio, José e Braz Mondelli. “O mercado se tornou muito complexo em todos os segmentos. Então, a forma de conduzir a empresa precisou mudar. Junto com a mudança na organização societária, a reestruturação da força de trabalho está entre os principais focos desse plano que está sendo desenvolvido agora. Sai de cena a gestão familiar para que a empresa possa ser profissionalizada”, diz Fukuura.

Constantino Mondelli ressaltou que não existe, nem “nunca houve”, a intenção da empresa fechar as portas ou sair de Bauru. O diretor-presidente frisou ainda que as turbulências pelas quais passou o setor, evidenciaram aos sócios do frigorífico a necessidade de mudar a gestão dos negócios, o que incluiu a adequação do número de trabalhadores ao volume de negócios. Atualmente a empresa conta com 650 funcionários.

Questionado sobre as alegadas turbulências que atingiram a empresa, Fukuura voltou a destacar os problemas desencadeados em 2005 com a febre aftosa, a crise econômica de 2008 que incluiu restrições à liberação de crédito – e que, segundo ele, resultou na diminuição drástica das exportações de carne bovina in natura no País devido à redução dos contratos com a União Europeia (UE), decorrente de problemas com a rastreabilidade do gado – e o câmbio desfavorável para vendas externas.

Contudo, garantiu que o Frigorífico Mondelli continua atuando tanto no mercado interno quanto no externo, mantendo as relações e o embarque de carnes para os 32 países que já eram clientes da empresa bauruense antes dos problemas começarem. Entre eles destacam-se Arábia Saudita, Filipinas, Irã, Egito, Cingapura, Norte da África, Ásia e vários países da Europa.

A reportagem é do Jornal da Cidade de Bauru, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. JOSE FRANCISCO SOARES ROCHA disse:

    RESIDENTE EM BAURU HÁ MUITOS ANOS,E ATUANDO NO SETOR,DESEJO MUITO SUCESSO AOS NOVOS GESTORES,ESTA É A ÚNICA FORMA DE SOBREVIVER NESTE MERCADO TURBULENTO QUE VIVEMOS.DECISÃO MAIS QUE ACERTADA DA FAMILIA.

  2. JOÃO BATISTA DE PAULA CARDOSO disse:

    parabéns. pessoas inteligentes contratam pessoas inteligentes para gerirem e prosperarem em novos tempos.

plugins premium WordPress