Ubabef: produção brasileira de carne de frango poderá recuar no último trimestre de 2013
27 de outubro de 2013
Sindicato Rural de Três Lagoas/MS: É importante mantermos nossa atividade produzindo, o mundo precisa de alimentos [Pascoal Secco]
27 de outubro de 2013

Frigorífico em MG planeja retomar abate de cavalos ainda este ano

Com capital de um investidor do Uruguai, o frigorífico de carne de cavalo Prosperidad, localizado em Araguari, na região do Triângulo Mineiro, espera voltar a operar até o fim do ano. A carne tem endereço certo: Bélgica, Holanda, África do Sul e Japão.

O Prosperidad tem dois concorrentes no país: o Foresta, no Rio Grande do Sul e o Oregon, do Paraná. No ano passado, o Brasil exportou 2,3 mil toneladas de carne de equino. A pequena produção brasileira é praticamente toda exportada.

Captura de Tela 2013-10-25 às 14.57.27

O investidor uruguaio comprou o frigorífico mineiro em 2010. Mas em 2012, o Prosperidad teve de suspender a produção pois um cavalo que estava próximo ao frigorífico, no centro de exposição de Araguari, foi diagnosticado com mormo, doença infecciosa cujos sintomas incluem lesões no pulmão, mucosas e gânglios linfáticos. Os países da União Europeia barraram as exportações imediatamente.

Somente entre março e abril deste ano o frigorífico foi liberado. Mas o Prosperidad já estava parado havia oito meses e para voltar a operar, a empresa teve de passar por avaliações do Ministério da Agricultura dos equipamentos, das condições do prédio e do pessoal.

Fonte: Jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress