Experimentos buscam produzir carnes com Ômega-3
10 de fevereiro de 2004
MS tem o maior rebanho bovino do Brasil
12 de fevereiro de 2004

Frigorífico de Alegrete retoma exportações

Depois de oito anos, o frigorífico de Alegrete, cuja planta é considerada uma das maiores do Rio Grande do Sul, retoma as exportações de carne neste mês. Reativado em outubro passado sob a administração do Grupo Mercosul, de Bagé, o matadouro já enviou 50 toneladas na semana passada para Jordânia e Arábia Saudita. Nesta semana, 120 toneladas seguem em cinco contêineres para Jordânia, Dubai e Hong Kong. Os cortes são variados, e o rebanho abatido é de criadores de municípios da Fronteira Oeste.

O diretor de Comércio Exterior do Frigorífico Mercosul no Estado, Enrique Brufao, prefere não anunciar os valores da exportação. No entanto, revela que a meta é fazer o frigorífico de Alegrete voltar a exportar para todos os mercados mundiais. Segundo Brufao, a unidade tem potencial para faturamento mensal de US$ 4 milhões em exportações. “Nesta semana ou na próxima esperamos uma comitiva da União Européia e do Ministério da Agricultura para vistorias. Nosso objetivo é habilitar a unidade para exportar ao mercado europeu”.

O diretor da unidade de Alegrete, Eduardo Medeiros, disse que novos funcionários devem ser contratados para atender à demanda. A unidade começou com 230 trabalhadores e hoje tem 340. Em abril deve chegar a 450. “Abatemos uma média diária de 500 bovinos e dois mil ovinos por semana. Ainda não estamos com plena capacidade”, disse Medeiros.

O frigorífico tem capacidade para abater mil cabeças por dia. Para o presidente do Sindicato Rural de Alegrete, Abílio Nogueira, a retomada das exportações anima os criadores da região pela perspectiva de preços diferenciados.

Fonte: Zero Hora/RS (por Mauro Maciel), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress