Análise Semanal – 02/02/2005
2 de fevereiro de 2005
A gramática e a prática
4 de fevereiro de 2005

Friboi e Cargill fazem parceria para financiar produtor

O grupo frigorífico Friboi está fechando uma parceria com a trading Cargill para auxiliar o pecuarista a financiar a compra de insumos utilizados na produção. Pela triangulação acordada, a Cargill financiará o pecuarista tendo o Friboi como o garantidor da operação.

Segundo o diretor de originação do Friboi, Artêmio Listoni, a parceria está estruturada a partir de operações de contratos a termo. O pecuarista faz um contrato a termo com o Friboi se comprometendo a entregar um número determinado de arrobas para o frigorífico dentro de um prazo de até cinco meses. O preço futuro da BM&F servirá de referência para a operação.

O pecuarista cede o crédito devido pelo Friboi para a Cargill que entrega para o pecuarista no início do processo o montante equivalente em arrobas acordadas de insumos. Entre os insumos que a Cargill entregará aos pecuaristas estão farelo de soja, farelo de milho, sal mineral e proteinados.

Segundo Listoni, este conjunto de insumo soma 70% dos custos do pecuarista. “No vencimento do contrato a termo, o pecuarista entrega os bois para o Friboi e o Friboi paga a Cargill”, disse. Listoni explica que ao comprar o boi do pecuarista, o frigorífico vende o equivalente de animais em futuros na BM&F, garantindo qualquer oscilação de preço. A operação já está disponível para os atuais fornecedores do Friboi.

Fonte: Estadão/Agronegócios (por Eduardo Magossi), adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Luciano Nogueira Neto disse:

    Só esqueceram de dizer que o preço a termo do Friboi é por volta de 5% menor que o equivalente na BMF, claro que já computadas todas as diferencas de base.

plugins premium WordPress