Ministério Público do Trabalho encerra inquérito contra JBS
31 de outubro de 2013
Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável promove VI Seminário com foco na pecuária sustentável na prática
31 de outubro de 2013

Friboi é a mais lembrada na categoria: marcas de carne bovina mais lembradas em alimentação

Bicampeã na categoria Top Alimentação, a Sadia neste ano divide o pódio com a Nestlé. A empresa catarinense, que em 2012 atingiu 12% das menções, oscilou negativamente três pontos percentuais, ficando com 9% neste ano. A Nestlé também pendeu em relação ao ano passado: passou de 8% para 7%, o que configura empate técnico entre as duas.

sadia

Para o professor Nicolau André de Miguel, da FGV-Eaesp (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas), o empate entre as duas gigantes da alimentação se deve à presença maciça de ambas no país inteiro.

Sadia tem mais de 350 itens, distribuídos em cerca de 110 mil pontos de venda. A Nestlé está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa do instituto Kantar Worldpanel, e possui mais de mil itens.

Carne

Na estreia da categoria carne, a Friboi foi a mais lembrada, com 45% das menções. Nos próximos anos, a meta é ampliar a lembrança do consumidor. Na pesquisa, 42% dos entrevistados não souberam citar nenhuma marca quando se fala em carne. No Brasil, o mais comum é pedir no açougue pelo corte (picanha, filé mignon).

carne

“No passado, vários commodities não tinham marcas: arroz, óleo de cozinha, água… Se tudo isso tem marca hoje, por que a carne ainda não tinha?”, diz Maria Eugênia Campacci Rocha, gerente de marketing do Grupo JBS, detentor da marca. “Foi com base nesse pensamento que o grupo planejou mudar a relação de compra de carne bovina”, afirma.

Para incorporar o hábito o mais rápido possível, a Friboi começou há dois anos o processo de construção de marca. A primeira campanha, Vai Zé, conta a história do fundador da Friboi, José Mineiro. Depois, os consumidores podiam trocar selos que vinham nos produtos por bonequinhos de cantores sertanejos, os Miniastros.

A primeira campanha nacional, que começou em abril e está no ar atualmente, tem o ator Tony Ramos como garoto-propaganda. A frase “Essa carne é Friboi?” virou “meme” na internet.

A campanha também foi alvo de críticas. Entidades como Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos) e CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) afirmaram que as propagandas depreciam os concorrentes que oferecem carne de também aprovadas pelos órgão de inspeção federal.

friboi

Fonte: Jornal Folha de São Paulo, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Veja notícias relacionadas:

Confira apresentação da JBS: estratégias da campanha publicitária Friboi com Tony Ramos

Abrafrigo pede suspensão da campanha do JBS na mídia

Kátia Abreu acusa Friboi de fazer propaganda enganosa sobre carne de qualidade

Veja comentários sobre campanha de publicidade da Friboi no twitter

Kátia Abreu preocupada com campanha de marketing do JBS Friboi

Campanhas de publicidade da Friboi viram piada na internet

Charge no jornal de Piracicaba: o mendigo e a carne Friboi

Abrafrigo critica campanha de mídia e marketing do frigorífico JBS

Assista todos os vídeos da campanha “Peça Friboi” do JBS

JBS teve lucro de R$ 300 milhões com campanha carne Friboi e Tony Ramos

Friboi lança terceira fase de campanha publicitária com Tony Ramos

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress