Principais indicadores do mercado do boi – 06-06-2012
6 de junho de 2012
Brasil Foods inicia transferência de ativos à Marfrig
6 de junho de 2012

FPA propõe criação de agência reguladora da carne

A criação de uma agência reguladora da carne foi uma das propostas discutidas na segunda-feira (04) em São Paulo entre deputados e senadores da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e empresários do setor frigorífico

A criação de uma agência reguladora da carne foi uma das propostas discutidas na segunda-feira (04) em São Paulo entre deputados e senadores da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e empresários do setor frigorífico.

O presidente eleito da FPA, deputado federal Homero Pereira (PSD-MT), argumenta que o setor da carne é estratégico para o país e por isso considera importante a criação de uma agência reguladora do mercado, como a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Os parlamentares participaram de um encontro no Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias de São Paulo. Na opinião de Pereira, o encontro foi uma abertura de diálogo do frigorífico JBS com pecuaristas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. “A iniciativa do grupo demonstra interesse em dirimir o conflito existente entre a indústria e os produtores rurais”, afirmou.

O parlamentar relatou que outra ideia discutida no encontro foi a constituição de um Fundo Garantidor, que contaria coma participação de entidades de classe, frigoríficos e poder público. “Este instrumento deverá ter capacidade de garantir operações de crédito e amortecer o impacto negativo provocado no mercado com fechamento de unidades frigoríficas.”

Fonte: Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. Luiz Antonio Nabhan disse:

    A criação de uma Agencia Reguladora do Mercado da Carne, como sugere o Deputado Homero Pereira, teria que na prática impor aos 3 setores envolvidos (Industria frogorífica, varejo e produtor pecuarista) da cadeia da carne, uma distrubuição homogênea nos lucros, ao contrário do que ocorre atualmente, onde apenas o pecuarista fica no prejuizo, até mesmo pelo longo ciclo que se percorre (altos custos nos custeios e investimentos) pra se ter um bovino pronto para o abate. Vamos ver no que dará! Esta Agencia será composta por quem e terá isenção total sem se declinar pra nenhum lado? É bom lembrar que neste mês, por iniciativa e sugestão da recém criada Frente Nacional da Pecuária – Fenapec, a Frente Parlamentar da Agropecuaria do Congresso vai realizar uma Audiência Pública em Brasilia-DF- para discutir a preocupante situação da cadeia produtiva da Pecuária de Corte. A nossa Fenapec que é composta por líderes pecuaristas realmente comprometida com o produtor começa a dar resultados!!!

    Luiz Antonio Nabhan Garcia
    Presidente da UDR

plugins premium WordPress