Carteira rural cresce 20,1% e chega a R$ 23,4 bilhões em 2018, diz Sicredi
27 de março de 2019
Projeto fortalece práticas agrícolas no Cerrado
27 de março de 2019

FPA defende convênio que garante isenção sobre transporte de insumos agrícolas

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) debateu nesta terça-feira, 26, em seu tradicional almoço em Brasília, a renovação do Convênio 100/1997, que trata da isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o transporte de insumos agrícolas dentro dos Estados e dá desconto quando a movimentação é interestadual.

A FPA informou, em nota, que o convênio vence dia 30 de abril e, se ele não for renovado, “pode causar um grande impacto no setor”. “Como o ICMS é de competência dos Estados e Distrito Federal, todos precisam estar unanimemente de acordo com a renovação em reunião deliberativa do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).”

“Nós já estamos encaminhando a matéria. Na próxima quinta-feira (28) estaremos juntos em uma audiência pública conjunta das Comissões de Agricultura e de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Pedimos para cada deputado, cada entidade representativa, que converse com o secretário de Economia e de Fazenda dos Estados para que possamos resolver esta situação”, afirmou o deputado e vice-presidente da FPA na região Centro-Oeste, José Mário Schreiner (DEM-GO).

Ainda na tarde desta terça-feira, Schreiner representou a FPA em um encontro com o diretor do Confaz, Bruno Pessanha, que ressaltou a importância de debater uma nova proposta para o Convênio 100 e disse que, caso o acordo seja prorrogado, será até 30/04/2020 – mais um ano. O assunto está na pauta da próxima reunião do Confaz, próximo dia 5, que reunirá os 27 secretários estaduais de Fazenda.

Fonte: Estadão.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress