Mercado Físico da Vaca – 17/08/09
17 de agosto de 2009
Mercados Futuros – 18/08/09
19 de agosto de 2009

Formas de suplementação e classificação dos suplementos

Esta dica é um trecho do quarto módulo do curso Suplementação Mineral: otimizando a produção a pasto, que será instruído pelo M.Sc. em Doenças Nutricionais e Metabólicas em Ruminantes, Thales dos Anjos de Faria Vechiato, e iniciará no dia 1 de setembro. Este curso contará ainda com a participação especial dos médicos veterinários Sergio Carlo Franco Morgulis e Ricardo Pereira Manzano, e o zootecnista Marcos Sampaio Baruselli nas 3 conferências online. Clique aqui e saiba mais sobre eles!

Para obter sucesso em sua utilização, a suplementação mineral tem que ser completa e de maneira que ocorra um equilíbrio entre todos os nutrientes da dieta total, pois só assim obterá bons resultados produtivos em relação à economia animal.

Existem alguns fatores que devem ser levados em conta na escolha ou indicação de um sistema de suplementação mineral.

Primeiramente deve levar em consideração os tipos dos suplementos minerais sendo que estes suplementos podem ser denominados como:

Suplemento mineral: é aquele suplemento que contém em sua composição macro e/ou microelemento. Pode ser ainda subdividido em:

a) Suplemento mineral pronto para uso;
b) Suplemento mineral para adição ao sal comum;
c) Suplemento mineral com ureia.

Suplemento mineral com ureia: quando possuir em sua composição, macro e/ou microelemento e, no mínimo, 42% de equivalente proteico.

Suplemento mineral proteico: quando possuir em sua composição, macro e/ou microelemento, pelo menos 20% de proteína bruta (PB) e fornecer, no mínimo, 30g de PB por 100 kg de peso corporal.

Suplemento mineral proteico-energético: quando possuir em sua composição, macro e/ou microelemento, pelo menos 20% de proteína bruta (PB) e fornecer, no mínimo, 30g de PB e 100g de nutrientes digestíveis totais (NDT) por 100 kg de peso corporal.

Em criações exclusivamente a pasto, a ingestão involuntária do suplemento mineral é muito variável, exigindo que o desenho do suplemento seja idealizado para suplementar de 50 a 100% dos microelementos minerais e, pelo menos, 25 a 30% do fósforo e cálcio exigidos pelos animais.

Atualmente existem diversas formas físicas de suplementos minerais de livre acesso em cochos, dentre eles, o pó (granulado ou farelado), líquido e em bloco. Porém a variação de consumo e aceitabilidade irá depende da composição, forma e diversos fatores.

Por exemplo, as suplementações minerais em forma de líquidos ou em bloco apresentam consumo variado pelos animais em relação à suplementação em pó.

Os suplementos em bloco têm como principais vantagens a possibilidade de ser lançado no pasto, sem necessidade de cochos, o que permite sua distribuição uniforme, de acordo com a área e o formato dos pastos; além de minerais, os blocos muitas vezes fornecem também proteína e energia, o que os tornam adequados para uso na seca.

Porém, apresenta como principais desvantagens: o consumo é geralmente inferior ao de misturas minerais convencionais e custam mais caro do que quantidades equivalentes das misturas minerais convencionais.

Observações demonstraram que o consumo de suplementos minerais, fornecidos em formato de bloco comprimidos, é de 10 a 20% inferior ao consumo de minerais nos suplementos convencionais em cochos apropriados.

Para saber mais sobre esse assunto, participe do Suplementação Mineral: otimizando a produção a pasto. Este trecho acima, que fala sobre as formas e classificações do suplemento mineral, faz parte do módulo 4 deste curso. Neste módulo serão apresentados também os fatores que interferem na absorção, consumo e bons resultados dos minerais.

Com início no dia 01 de setembro, o objetivo deste curso online é ensinar os alunos os aspectos principais da suplementação na dieta de bovinos de corte, para melhorar o desempenho animal, visando tanto a redução da idade de abate, como a elevação da taxa de fertilidade.

O instrutor do curso é o médico veterinário Thales dos Anjos de Faria Vechiato, formado pela Universidade Metodista de São Paulo/UMESP e M.Sc. em Doenças Nutricionais e Metabólicas em Ruminantes – bovinos de corte em confinamento e ovinocultura, sendo orientado pelo Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, Enrico Lippi Ortolani.

Conheça os detalhes da programação e dos instrutores acessando a página do curso: Curso Online Suplementação Mineral: otimizando a produção a pasto

Este curso contará ainda com a participação especial dos médicos veterinários Sergio Carlo Franco Morgulis e Ricardo Pereira Manzano, e o zootecnista Marcos Sampaio Baruselli nas 3 conferências online. Clique aqui e saiba mais sobre eles!

Participe deste curso inscrevendo-se aqui!

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress